'Semana do Sono' será celebrada a partir desta sexta-feira; saiba mais
'Semana do Sono' será celebrada a partir desta sexta-feira; saiba mais
Desta sexta-feira (13/3) até o próximo dia 19 será celebrada a "Semana do Sono", que é uma campanha de conscientização social sobre a importância do sono para a saúde e qualidade de vida. Criada em 2015 pela Associação Brasileira do Sono (ABS), o período é reconhecido internacionalmente e reúne pesquisadores, profissionais de saúde e pacientes para falar sobre o sono e seu importante impacto na saúde.
Este ano, o Dia Mundial do Sono 2020 - celebrado nesta sexta-, tem como slogan: 'Better sleep, better life, better planet' (Sono e sonhos melhores para um mundo melhor), destacando o importante papel do sono como um pilar da saúde, possibilitando que as pessoas tenham maior qualidade de vida e possam buscar seus objetivos profissionais, sociais no mundo de hoje.
Distúrbios do Sono
Dormir mal ou dormir menos horas que o necessário podem comprometer a qualidade de vida e causar inúmeros danos à saúde: aumenta o risco de obesidade, diabetes, hipertensão arterial e depressão. A privação de sono afeta a memória, o humor, a concentração e compromete o desempenho intelectual em geral. Insônia, apneia do sono, sonolência excessiva, sonambulismo, Síndrome das pernas inquietas, bruxismo. Esses são alguns dos distúrbios do sono, que afetam cerca de 45% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para a Associação Mundial de Medicina do Sono, um sono profundo é função primordial para o bem estar físico e mental do ser humano. Os adultos precisam, em média, de oito horas de sono por dia, mas essa necessidade é muito variável de pessoa para pessoa e de acordo com a idade. Vários estudos comprovam que a baixa qualidade do sono causa obesidade e dificulta o emagrecimento.
LEIA MAIS: Carlinhos Vidente faz vídeo e prevê mais "caos" por conta do coronavírus; assista
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.