Toneladas de lixo recolhidas no Carnaval equivalem a quase 20 trios
Toneladas de lixo recolhidas no Carnaval equivalem a quase 20 trios
Até o meio-dia desta terça-feira de Carnaval (25/2), a Limpurb recolheu 1.213 toneladas de lixo, nos circuitos Dodô, Osmar, Batatinha, Mestre Bimba, Carnaval dos Bairros e ilhas. O peso dos resíduos equivale a quase 20 trios elétricos.
Já o volume de água utilizado na limpeza durante a folia é de 4,7 milhões de litros de água reaproveitada e 7,35 mil litros de detergente biodegradável.
Para realizar a limpeza foram necessários quatro mil colaboradores, que fizeram serviços de varrição, coleta, lavagem de vias e logradouros, instalações, limpeza e manutenção de sanitários públicos. Para dar suporte aos trabalhos, as equipes da Limpurb utilizam 57 compactadores, 53 carros-pipa e 22 caminhões de sucção, além de 14 cooperativas e uma associação de catadores como parceiras.
Os serviços também envolvem a distribuição de tonéis de 400 litros, que possuem o dobro da capacidade convencional, no Circuito Dodô (Barra/Ondina). No local, é possível ser descartados materiais recicláveis como latinhas, garrafas pet, plásticos e papel, que serão aproveitados pelos catadores.
LIXO NO MAR
Jefferson Peixoto/Secom
Nesta Quarta-feira de Cinzas (26/2), mergulhadores voluntários vão recolher lixo do mar da Barra (Circuito Dodô). A ação, realizada pelo Projeto Fundo Limpo, acontece às 6h15, ao lado do Forte Santa Maria.
De acordo com Bernardo Mussi, coordenador do projeto, o mergulho termina da Prainha do Farol, onde os voluntários vão expor o material recolhido. A ideia é chamar a atenção da população para os efeitos danosos do lixo marinho. Latinhas, tecidos, roupas, copos e talheres descartáveis, pedaços de plástico e de linha de pesca são os itens mais encontrados.
"Houve uma redução da quantidade de lixo no mar, mas nós ainda encontramos muita coisa. Por isso, essa ação não acontece só neste período, mas o ano todo”, avaliou Mussi.
Jefferson Peixoto/Secom
Somente no ano passado, o Projeto Fundo Limpo realizou 42 ações de limpeza do mar da Barra. O grupo conta com cerca de 200 mergulhadores voluntários.
Força-tarefa
Ainda nesta quarta, às 8h30, outra ação de limpeza do fundo do mar será realizada em frente ao Forte Santa Maria, na Barra. A iniciativa, capitaneada pela Ambev, proprietária da marca Skol e patrocinadora oficial do Carnaval de Salvador, juntamente com a Agência MAP, reunirá 15 mergulhadores profissionais para recolher os materiais que chegaram ao oceano.
Redução de impactos
O secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador (Secis), André Fraga, destacou que, neste início de 2020, houve um avanço importante com relação às ações de conscientização para preservação de praias e do mar da Barra, especialmente entre os fortes Santa Maria e Santo Antônio, no Farol, onde está localizado o Parque Marinho da Barra, criado ano passado.
LEIA MAIS: Pai de Hiago Danadinho briga com agentes da prefeitura; veja vídeo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.