Geral

Liminar suspende provisoriamente concurso da Guarda Civil de Salvador

Liminar suspende provisoriamente concurso da Guarda Civil de Salvador

Por Da Redação

Liminar suspende provisoriamente concurso da Guarda Civil de Salvadorilustrativa/divulgação

O concurso da Prefeitura de Salvador para a Guarda Civil Municipal  está suspenso, provisoriamente, após liminar obtida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), em favor da candidata Elilian Brito dos Santos.


A decisão foi proferida pelo juiz de Direito Carlos Roberto Silva Junior, da 2ª Vara de Feitos de Relações de Consumo Cíveis e Comerciais de Santo Antônio de Jesus, que determinou a anulação de questões que faziam referência a uma lei inexistente no município nos respectivos enunciados.


De acord com a DPE/BA, a candidata respondeu a prova amarela, tipo três, "que continha cinco questões viciadas baseadas na legislação inexistente". Ela buscou, então, a assistência da defensoria por sentir-se prejudicada, uma vez que a pontuação não foi suficiente para classificar-se para o Teste de Aptidão Física - TAF e o Teste de Aptidão Psicológica - TAP.


A petição foi elaborada em caráter de urgência e foi acatada pela Justiça. “Presente, portanto, a probabilidade do direito, tendo em vista que, constatada a ilegalidade, caso seja atribuída à demandante a pontuação referente às questões viciadas, seu resultado final será suficiente para a participação na fase seguinte do certame”, destaca a liminar, que também avaliou a existência de possibilidade de dano à candidata, uma vez que o certame já caminha para o encerramento.


Analisada a causa, o juiz concedeu a liminar favorável à Defensoria Pública e determinou a suspensão do concurso "até a realização das etapas subsequentes pela demandante, devendo os réus promoverem a sua convocação, no prazo máximo de 30 dias, para a realização do TAF e, em caso de aprovação, para o TAP, em turma especial”. O descumprimento acarretará multa diária de R$ 500.


LEIA MAIS: Policiais civis e penais aprovam "estado de greve" em protesto à PEC da Previdência estadual




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.