Surto de dengue ameaça Bahia e mais dez estados do Brasil; entenda
Surto de dengue ameaça Bahia e mais dez estados do Brasil; entenda
A Bahia e os outros oito estados do Nordeste podem sofrer com surto de dengue a partir de março deste ano. Os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro também estão em estado de alerta. O comunicado foi feito pelo coordenador de Vigilância de Arbovirose do Ministério da Saúde, Rodrigo Saidí.
Segundo Saidí, o período favorável ao aumento de casos da dengue no Brasil começou em novembro de 2019 e vai até o próximo mês de maio, época de chuva. O especialista explicou que a dinâmica da transmissão da doença é que pode causar o surto. Hoje, existem quatro sorotipos da dengue e quando ocorre alteração do padrão de circulação, também aumenta o número de transmissões.
No ano passado, o Brasil registrou mais de 1.544 casos de dengue e 782 mortes de vítimas da doença. Saidí afirma que 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências e chama atenção para a importância da integração entre as políticas públicas de governo e a colaboração da população. Ele diz que deve haver cuidado com itens como caixa d'água, limpeza de calhas, bandeja de ar-condicionado e geladeira, garrafas e vasos de planta. O controle deve ser feito porque nesta época do ano o mosquito completa o ciclo de reprodução em 10 dias.
Os dados de registro de zika ainda estão baixos no Brasil. Mesmo assim, o alerta de cuidado para gestantes continua, porque o vírus do Zika ainda está em circulação por todos os estados do país, exceto o Acre. O Ministério da Saúde também descarta um surto da chikungunya no Brasil este ano.
LEIA MAIS: Repórter do Aratu On é furtado e tem celular levado durante Lavagem do Bonfim
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.