MEC aciona Polícia Federal após identificar sabotagem em sites do ProUni, Fies e Bolsa Família
MEC aciona Polícia Federal após identificar sabotagem em sites do ProUni, Fies e Bolsa Família
O Ministério da Educação (MEC) acionou, nesta quinta-feira (8/8), a Polícia Federal após identificar indícios de sabotagem em sites da Pasta. Entre os serviços afetados, estão o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Sistema Presença, usado para pagamento do benefício do Bolsa Família.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que os prazos de todos os serviços que ficaram fora do ar serão prorrogados. O envio de informações no Sistema Presença, do Bolsa Família, é até o dia 23 de agosto. O site do sistema ficou fora do ar da última quinta-feira (1) até a última segunda-feira (5). Segundo o MEC, os portais do ProUni e do Fies estão em funcionamento parcial.
Ainda não há uma previsão de prazo para prorrogação, até saber o tempo que cada sistema ficou afetado até o restabelecimento total dos serviços. De acordo com o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, as prorrogações ficarão disponíveis pelo mesmo espaço de tempo que o sistema ficou fora do ar.
Prazos atuais:
ProUni: alunos beneficiados matriculados em instituições de ensino superior têm até 30 de setembro para se candidatar às bolsas remanescentes. Para os não matriculados vai até 16 de agosto;
Sistema Presença: o envio das informações pode ser feito até 23 de agosto;
Fies: renegociação de dívidas até 10 de outubro.
Também foi afetado o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), principal sistema interno do MEC. Até o momento, não houve abertura de inquérito. O material ainda será analisado por uma equipe da corporação.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.