Geral

Falhas de manutenção contribuíram para acidente em elevador que matou dois no Corredor da Vitória

Falhas de manutenção contribuíram para acidente em elevador que matou dois no Corredor da Vitória

Por Da Redação

Falhas de manutenção contribuíram para acidente em elevador que matou dois no Corredor da VitóriaImagem ilustrativa

Falhas na gestão de manutenção do elevador e gestão da segurança no ambiente de trabalho foram os fatores que contribuíram para o acidente que matou duas pessoas no edifício Mansão Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória, em Salvador, em março deste ano. As causas foram apontadas pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA), que concluiu as investigações.

Através de inspeções realizadas no local do acidente, análises de documentos e coleta de depoimentos, constatou-se que a empresa proprietária da plataforma de trabalho, responsável pelas manutenções preventivas e corretivas previstas no manual, não comprovou a realização dos serviços de manutenção, substituição de peças e troca de óleo. 

Outros fatores, tais como, a inexistência de um profissional legalmente habilitado, responsável pela supervisão e realização dos serviços, a falta de capacitação dos trabalhadores para o trabalho em altura durante a instalação da plataforma de trabalho e a inexistência de um cabo de segurança fixado em uma estrutura independente da plataforma, concorreram para a ocorrência do acidente.

RELEMBRE O CASO

O acidente aconteceu quando a plataforma de trabalho em que estavam três trabalhadores despencou de aproximadamente 30 metros de altura e chocou-se violentamente contra o piso. Dois trabalhadores foram arremessados para fora do elevador e morreram no local. O cinto de segurança que os dois trabalhadores usavam não evitou que eles fossem arremessados para fora do equipamento, porque estava preso na própria estrutura da plataforma, que ficou parcialmente destruída.

Um terceiro trabalhador, que estava firmemente agarrado na estrutura, não foi lançado tão bruscamente para fora do equipamento. Além disso, ele caiu na área do jardim que amorteceu o impacto da queda, tendo apenas ferimentos leves.

LEIA MAIS: Elevador de mansão de luxo no Corredor da Vitória cai e duas pessoas morrem

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.