Geral

Serviço de Inspeção Municipal permite expansão de pequenos produtores na Bahia

Serviço de Inspeção Municipal permite expansão de pequenos produtores na Bahia

Por Da Redação

Serviço de Inspeção Municipal permite expansão de pequenos produtores na BahiaAndré Frutuôso

A agricultura familiar é a forma de sustento de muitos baianos, principalmente no interior do estado. Porém, na maioria das vezes, os produtos são comercializados na própria comunidade. Com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), contudo, essa realidade muda.


Responsável pela regulamentação da inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal e vegetal em nível local, o SIM pode fazer uma verdadeira  revolução na economia dessas cidades, como explica o Coordenador de Agroindústrias da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), Wanderley Silva Gomes.


“Os municípios menores não têm condições de lançar essa estrutura para fazer a inspeção, então o Governo do Estado lança, de forma consorciada. O agricultor familiar faz um ofício requerendo o SIM, nos municípios que aderem ao serviço, e o mesmo o orienta para fazer uma planta para aquela produção, visando à segurança alimentar e à inspeção sanitária”, diz ele.


Foi o que aconteceu com a Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama), na comunidade de Canoa, em Juazeiro. No dia 22 de fevereiro deste ano, foi entregue a primeira certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), durante a inauguração do Entreposto Ovos da Caatinga.


“Hoje eu posso vender meu produto, que é de qualidade, para mais lugares. Antes não acontecia, porque não tinha o selo. Isso abre portas”, afirma a jovem agricultora Delma Lino, secretária da Coofama, refererindo-se à comercialização expandida aos mercados de atacado e varejistas.


Foto: André Frutuôso


Dentre outros resultados, o SIM garante a produção de alimentos seguros, respeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), atende às exigências dos órgãos de controle e estimula a formalização de outras agroindústrias, além de gerar emprego e renda para a região beneficiada.


Wanderley cita, ainda, outras possibilidades do serviço de inspeção, como o SIS-SIM ? que é o sistema operacional web para o serviço, Portal Sim – onde são disponibilizados perfis agroindustriais que servem de modelo -, e o Forma Sim, programa de formação continuado com técnicos e dirigentes do serviço de inspeção de municípios e consórcios.


INVESTIMENTOS


O Governo do Estado, por meio da CAR, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já firmou convênios para implantação do SIM com sete consórcios públicos, sendo eles: Consórcio Sisal, Bacia do Paramirim, Sertão do São Francisco, Recôncavo, Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe, Piemonte Norte Itapicuru e Piemonte da Diamantina. Mais de R$ 1,5 milhão de recursos já foram investidos para incentivar a consolidação do SIM.


LEIA MAIS: Da Orla ao Subúrbio, Linha Azul torna viagens mais rápidas na capital baiana


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.