Prefeito de cidade em Minas Gerais decreta feriado para simulação de fuga em desastre
Prefeito de cidade em Minas Gerais decreta feriado para simulação de fuga em desastre
A prefeitura de Barão de Cocais, cidade de Minas Gerais, decretou feriado municipal nesta segunda-feira (25). O objetivo é permitir que a população participe do exercício de evacuação de áreas que correm o risco de ser atingidas caso a barragem sul superior da Mina de Gongo Soco, da mineradora Vale, se rompa.
O simulado ocorrerá às 16 horas. Ao longo da manhã, técnicos da Defesa Civil estadual realizam reuniões preparatórias em diferentes pontos da cidade, orientando a população sobre o exercício de evacuação de emergência e sobre como proceder em caso de desastre.
?Não há motivo para pânico?, garantiu o diretor de Resposta a Desastres da Defesa Civil, capitão Herbert Aquino Marcelino, em vídeo divulgado nas redes sociais. ?O importante é que o cidadão receba informações do que fazer para, de forma segura, realizar uma evacuação em caso de emergência?, acrescentou.
LEIA MAIS: Vídeo: incêndio atinge casa no bairro do Calabetão em Salvador
A Vale acionou o nível de alerta 2 para a barragem em 8 de fevereiro. Na ocasião, todos os moradores da chamada área de salvamento foram retirados da região. Na última sexta-feira (22/3), após detectar a instabilidade do terreno, a mineradora elevou o alerta para o nível 3, admitindo o risco iminente de ruptura da estrutura e intensificando o temor de que uma nova tragédia parecida com o rompimento das barragens de rejeitos de Mariana e Brumadinho, ambas em Minas Gerais, se repita.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.