Geral

Morre Paulo Gaudenzi, ex-secretário de Turismo da Bahia

Morre Paulo Gaudenzi, ex-secretário de Turismo da Bahia

Por Da Redação

Morre Paulo Gaudenzi, ex-secretário de Turismo da Bahiadivulgação

Morreu nesta segunda-feira (4/2), aos 74 anos, o ex-secretário de Cultura e do Turismo do Estado da Bahia, Paulo Gaudenzi, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) por conta de complicações renais. Ele havia feito aniversário no último dia 5 de janeiro e era referência no país no segmento turístico.


Seu sepultamento será realizado no Cemitério Jardim da Saudade nesta terça-feira (5/2), mas o horário ainda não foi definido.


Gaudenzi ocupava, atualmente, a vice-presidência da Salvador Destination, associação que promove e divulga a capital baiana na área de eventos nacionais e internacionais. Ele deixa três filhos.


LAMENTOS


Nas redes sociais, a ex-prefeita de Salvador e atual deputada federal Lídice da Mata lamentou o fato. “É com muito pesar que recebo a notícia da morte de Paulo Gaudenzi. Ele nos deixou uma grande contribuição no turismo, projetando a Bahia no Brasil e no mundo. #luto”, escreveu.Ele havia completado 74 anos no último dia 5 de janeiro e era referência no Brasil no segmento turístico.


Da mesma forma, o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, também se pronunciou sobre a morte de Galdenzi: “Perda irreparável, luto nas artes cênicas”.


CARREIRA


Paulo Gaudenzi, carinhosamente chamado de PG, era Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Licenciado em História pela Universidade Católica de Salvador. Foi por 12 anos secretário de Cultura e Turismo da Bahia, durante os governos Antonio Carlos Magalhães e Paulo Souto, sendo responsável por desenvolver e implantar o plano estratégico do turismo no Estado, nos anos de 1980 e 1990, levando a Bahia ao topo do turismo nacional. Presidiu ainda a Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa) e foi também um dos responsáveis pela criação da Promoexport, no final de 1970, sistema que objetivava a promoção e incremento das atividades de exportação da região, e por presidir, durante o Governo Roberto Santos, a empresa criada para construir e gerir o Centro de Convenções da Bahia, inaugurado em 1979.


Em 2006, mudou-se para São Paulo, onde passou quatro anos prestando consultoria a diversos estados e prefeituras, sendo responsável pelo Plano Emergencial de Turismo para Fortaleza e pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Natal (Rio Grande do Norte). Em 2011, volta à Bahia para liderar o projeto de reforma e modernização do Hotel da Bahia, onde permaneceu até 2018. Em 2013, participou da criação da Salvador Destination, associação criada para promover e divulgar Salvador no segmento de eventos, sendo seu presidente por quatro anos. Também foi vice-presidente da ABIH por dois mandatos e da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE). Ao longo da carreira, Paulo Gaudenzi publicou cinco livros e proferiu mais de 150 conferências e palestras no País e no mundo.


LEIA MAIS: Inspirado em Nizan Guanaes, vereador quer bonde no Centro Histórico de Salvador


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.