Na Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia anuncia renúncia de Jean Wyllys
Na Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia anuncia renúncia de Jean Wyllys
Logo na abertura dos trabalhos da Câmara dos Deputados na manhã desta sexta-feira (1/2), o presidente da sessão, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que a Mesa Diretora recebeu o comunicado de renúncia ao mandato de deputado de Jean Wyllys (PSOL-RJ). Com isso, David Miranda (PSOL-RJ) assume o cargo no seu lugar.
Eleito em outubro com 24.295 votos, Wyllys foi o primeiro deputado gay assumido e tinha como principais bandeiras pautas relacionadas às causas LGBT e para minorias. Na Câmara dos Deputados, Wyllys era alvo constante de provocações por parte dos colegas parlamentares e, durante as sessões no plenário e nas comissões, chegou a bater boca diversas vezes com adversários.
O episódio mais polêmico ocorreu durante a votação da abertura do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016. Wyllys cuspiu no então deputado Jair Bolsonaro e foi punido pelo Conselho de Ética da Câmara com uma censura escrita. À época, Jean Wyllys disse ao jornal “O Globo” que havia cuspido em Bolsonaro porque, após votar contra o prosseguimento do impeachment, Bolsonaro o insultou.
Depois da decisão do Conselho de Ética, Wyllys soltou nota em que afirmava que cuspiu porque teve “uma reação espontânea, humana, contra os xingamentos e agressões que há anos” recebia na Câmara em razão da sua orientação sexual e posições políticas. “O grau de violência, desrespeito e ofensas que recebo desde que estou deputado é intolerável”, dizia a nota.
O mesmo fato gerou outras duas representações do PT no Conselho de Ética, contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP).
A primeira representação acusava Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, de ter revidado o cuspe dado em seu pai ao cuspir de volta em Jean Wyllys. A segunda dizia que ele havia editado e divulgado um vídeo que dava a entender que o deputado do PSOL havia premeditado o cuspe e não que tivesse sido uma reação. Ambos os processos acabaram arquivados
LEIA MAIS: Ministério Público da Bahia recomenda torcida única no Ba-Vi da Copa do Nordeste