Baiano ganha prêmio ao inventar construção que dispensa cimento tradicional; entenda
Baiano ganha prêmio ao inventar construção que dispensa cimento tradicional; entenda
Integrantes Universidade Beira Interior, de Portugal, inventaram um meio de construção que dispensa o cimento. O projeto eCO2blocks, realizado pelo engenheiro baiano Pedro Humbert e pelo seu professor, João Castro Gomes, promete revolucionar o mercado mundial. O detalhe: a implementação não retira postos de trabalho na indústria.
De acordo com o engenheiro, os blocos são construídos a partir de resíduos. Funciona, basicamente, da seguinte forma: as sobras ricas em cálcio e magnésio endurecem de acordo com a pressão e temperatura. Depois, junta todo o material com água não potável. Esse processo é mais barato e mais fácil de ser produzido que o tradicional.
LEIA MAIS: Na contramão, viatura da PRF causa acidente em Itabela; agente faz ?bafômetro?
O projeto, inclusive, venceu o Prêmio Manuel António da Mota, uma iniciativa que reconhece organizações e personalidades que se destacam.
?Para além das vantagens ambientais, permite uma produção 10 vezes mais rápida e não diminui postos de trabalho neste tipo de indústrias?, salienta o docente e investigador João Castro Gomes. A meta seguinte será ?implementar uma pequena indústria na região onde está sediada a UBI?, conclui o professor.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.