Deputados estaduais e federais só serão conhecidos após quociente; saiba o que é
Deputados estaduais e federais só serão conhecidos após quociente; saiba o que é
Depois da definição de segundo turno entre Bolsonaro e Haddad, além da reeleição de Rui Costa para o Governo da Bahia, surge o questionamento: e os deputados? Pela legislação brasileira, não necessariamente o candidato que obteve mais votos para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal pode ter sido eleito.
LEIA MAIS: Wagner e Coronel são eleitos senadores da Bahia para os próximos oito anos
Essa situação acontece por conta do chamado quociente eleitoral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, ?determina-se o quociente dividindo-se o número de votos válidos pelo número de lugares a preencher, desprezando-se a fração, se igual ou inferior a meio, ou arredondando-se para um, se superior?.
Para exemplificar, vamos supor que o número de votos válidos apurados em um pleito de determinado estado seja 1.000, e que existam 10 cadeiras a preencher na Assembleia ou Câmara. Neste caso, o cálculo será o seguinte número de votos válidos = 1.000 dividido pelo número de vagas a preencher = 10, então QE = 100.
Depois de outros dois cálculos, é possível concluir que o partido terá direito a determinado número de vagas nas casas, que deverão ser distribuídas entre os seus candidatos mais bem colocados.
VEJA A REPERCUSSÃO DA ELEIÇÃO PARA DEPUTADOS: