Geral

Ibametro realiza Operação e reprova produtos vendidos em feiras na capital baiana

Ibametro realiza Operação e reprova produtos vendidos em feiras na capital baiana

Por Da Redação

Ibametro realiza Operação e reprova produtos  vendidos em feiras na capital baianadivulgação

Agentes do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade realizam nesta segunda quinzena do mês de setembro a Operação Cosme e Damião. O camarão, leite de coco e a castanha foram os produtos reprovados pelos fiscais que estão percorrendo estabelecimentos comerciais que comercializam as mercadorias em Salvador.


Entre os itens coletados estão ainda o amendoim, azeite de dendê, acarajé e abarás semi-prontos congelados, feijão fradinho e pacotes de balas que são distribuídas às crianças nos festejos de São Cosme e Damião.


LEIA MAIS: Exclusivo! Funcionário de Prefeitura usa ambulância para frequentar motel em Salvador


Dos 380 produtos analisados, até agora, no laboratório metrológico do Ibametro, na Pituba, um total de 40 produtos foram reprovados. Os produtos com irregularidade foram o camarão, leite de coco e a castanha, todos os três estavam sendo comercializados com o conteúdo a menor que o indicado na embalagem. O índice de reprovação da operação foi 10,5%.


“Todos esses itens são chamados produtos pré-medidos, ou seja, àqueles empacotados na ausência do consumidor, como ensacados, engarrafados e enlatados. Por isso, fiscalizamos continuamente os estabelecimentos, de modo a evitar prejuízos ao bolso do consumidor”, ressalta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. Também nas feiras, os produtos devem ser pesados nas balanças, estando o visor que indica a pesagem acessível aos olhos do comprador.


IRREGULARIDADES 


Os pontos comerciais e empresas notificados têm dez dias para apresentar defesa junto ao Ibametro. Conforme a Lei 9933/99, o valor das multas pode chegar a R$1,5 milhão, variando conforme a gravidade da infração, reincidência no erro e porte do estabelecimento, entre outros aspectos.


Nas feiras, o valor das multas sobre balanças com irregularidades são a partir de R$400, também variando conforme a gravidade da infração e reincidência do feirante no erro.


Denúncia: Caso desconfie de alguma irregularidade, o consumidor deve denunciar à Ouvidoria do Ibametro pelo whatsapp (71) 99704-2587 ou telefone 0800-0711888.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.