Rui defende atuação da PM no Nordeste de Amaralina; “a depender, o nível é diferente”
Rui defende atuação da PM no Nordeste de Amaralina; “a depender, o nível é diferente”
O governador da Bahia, Rui Costa, defendeu a atuação da Polícia Militar no Nordeste de Amaralina, em Salvador. O assunto, comentado antes do primeiro debate de candidatos ao Governo, na quinta-feira (16/8), foi levantado depois de o secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, dizer que a atuação da PM é diferenciada na região.
“Não se trata de aqui ou ali. Eu acho que, a depender da região ou lugar, tem gente ou não com fuzil na mão. Por exemplo, você vai no estádio não tem ninguém de fuzil pois tem polícia lá dentro. A depender do momento, o nível de força tem que ser diferente dependendo de quem você vai enfrentar”, frisou Rui.
A declaração de Barbosa aconteceu horas antes, durante a abertura da 70ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Segurança Pública do Brasil (Consesp). “[…] Temos que saber que a situação é diferenciada em determinados pontos. Diferentemente do que temos na Graça, na Barra, na Pituba. Em alguns pontos, como no complexo do Nordeste de Amaralina, frequentemente temos a presença de pessoas armadas”, contou o secretário.
VIOLAÇÕES DOS DIREITOS
No último dia 7, a Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) recebeu moradores do Nordeste de Amaralina e adjacências durante audiência pública para discutir as denúncias de que a PM estaria praticando ações abusivas no bairro, que chegou a registrar 70 mortes no período de um mês.
LEIA MAIS: PM não comparece à audiência na OAB sobre possíveis abusos no Nordeste de Amaralina
Apesar do convite enviado ao comandante geral da PM, nenhum representante da polícia participou da audiência.
Entre outros assuntos, os moradores revelaram como os agentes costumam atuar. ?Eles chegam com os rostos escondidos e com a placa da viatura ocultada, encontram os meninos na rua, exigem que eles façam o sinal de alguma facção e voltam, outro dia, para matar?, disse Vera Lúcia, moradora do bairro Santa Cruz.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline