Geral

Em caso de perigo, usuário da Uber vai poder ligar para a polícia pelo aplicativo

Em caso de perigo, usuário da Uber vai poder ligar para a polícia pelo aplicativo

Por Da Redação

Em caso de perigo, usuário da Uber vai poder ligar para a polícia pelo aplicativoImagem Ilustrativa

Tornar a experiência de passageiros da Uber mais segura tem sido um grande desafio para a empresa. Denúncias envolvendo má conduta dos motoristas, assédio e assaltos são alguns dos exemplos mais polêmicos.


Em uma estratégia para tentar resolver (ou pelo menos amenizar) problemas assim, a empresa acaba de anunciar que os brasileiros terão mais opções de segurança dentro do serviço. A ferramenta já funciona nos EUA, no Canadá e no México.


A partir desta quarta-feira (26/7), o aplicativo passa a oferecer no Brasil um botão que promete tornar mais fácil para o usuário compartilhar a viagem com amigos, entrar em contato direto com a polícia ou acessar a central da Uber. A previsão da empresa é de que todos os brasileiros terão acesso à novidade até a próxima quinta-feira (2).


As opções de segurança vão funcionar dentro de um botão (símbolo de um escudo) que ficará disponível sempre que você solicitar uma viagem e o motorista aceitar. O ícone ficará sobre o mapa do trajeto, logo acima dos dados do carro, e dará acesso a três opções:


Contatos de confiança

O recuso de compartilhar a localização durante a viagem com alguém de confiança já existia. Mas agora é possível cadastrar até cinco contatos para informar o trajeto em tempo real. Será possível programar um lembrete e facilitar o compartilhamento da viagem para determinado amigo ou familiar.


Ligar para a Polícia

Ao acionar o botão, o sistema mostrará os dados do carro, do motorista e a sua localização exata. Isso é importante para agilizar o primeiro contato com as autoridades. Em seguida, será possível fazer uma chamada para a polícia (pelo número 190) a partir do aplicativo.

O botão não permite que você compartilhe a sua localização diretamente com as autoridades, já que a polícia brasileira não possui sistema para processar esse tipo de informação. Para Sachin Kansal, diretor de produto global da Uber, isso não é um problema. “O nosso trabalho é providenciar a conexão entre o usuário e a polícia, e isso será feito”, diz.


Central de Segurança

O botão inclui uma forma do usuário entrar em contato com a empresa mais facilmente.

Ao selecionar, é possível ter acesso a informações como central de atendimento (24h por dia), detalhes sobre seguro para acidentes pessoais, código de conduta da comunidade Uber, checagem de antecedentes criminais de motoristas e dicas gerais de segurança.


LEIA MAIS: Oficina pega fogo e três carros ficam totalmente destruídos em Camaçari; veja vídeo


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.