Variedades

'Do Job': de jargão publicitário a expressão popular entre garotas de programa

Termo 'Job', usado em agências de publicidade, passou a ser associada a acompanhantes de luxo ou garotas de programa

Fonte: Anna Caroline Santiago

'Do Job': de jargão publicitário a expressão popular entre garotas de programaExpressão 'Job' viralizou nas redes sociais. Foto: Imagem Ilustrativa

Na tradução livre, 'job' significa 'trabalho'. Mas quem são, de fato, as "meninas do job"? Essa expressão viralizou nas redes sociais e, dependendo do contexto, pode adquirir um significado bastante diferente.


Originalmente usada em agências de publicidade para se referir a um trabalho ou projeto, a expressão 'ser do job' passou a ser associada a acompanhantes de luxo ou garotas de programa.


Conversa sobre o uso do termo 'Job' ter uma nova conotação. Foto: Arquivo Pessoal


Embora a atividade em questão não deixe de ser uma profissão, o termo ganhou força nas redes sociais, especialmente entre os MCs de funk e rap, que passaram a utilizar 'as meninas do job' para se referir a garotas de programa e acompanhantes.



Em Salvador, o termo se tornou ainda mais popular após o vazamento de um vídeo íntimo de uma influenciadora que, em defesa própria, afirmou que as imagens faziam parte do trabalho. "Eu ganho para isso, sou do job", declarou, gerando burburinho nas redes sociais e levantando a pergunta: “Quem são as meninas do job?”





Para entender melhor esse novo significado, o Aratu On conversou com a publicitária Dionísia Paiva, que explicou como a expressão, antes comum no marketing, ganhou outra conotação nas ruas e nas redes sociais.


"Esse novo significado, ligado à prostituição, surgiu com o auge de uma música, e acredito que seja algo passageiro", comenta a publicitária.


Dionísia explica que o termo já era utilizado no mundo da publicidade e que, apesar da fama que o ganhou fora desse mercado, isso não interfere no trabalho realizado. "Já atendi vários artistas e estamos acostumados com esse movimento. O termo é familiar para nós, então não vejo motivo para modificar", conta.


+ Claudia Leitte, Tony Sales e Timbalada: confira o que vai agitar Salvador neste final de semana


Sobre a dualidade das profissões que agora compartilham o mesmo nome, Dionísia afirma que o uso tradicional do termo segue firme, embora, às vezes, gere confusões ou risadas fora do mercado publicitário. "Não acredito que isso vá prejudicar a profissão a longo prazo", reflete.


Captura de tela sobre divulgação de emprego, usando o termo 'Job'. Foto: Dionísia Paiva


Durante a conversa, a publicitária relembrou uma situação curiosa no trabalho, ao fechar uma parceria com uma rede de beleza. Segundo ela, usou o termo 'job' para divulgar a contratação de influenciadores para uma campanha. "Uma rede de salão de beleza, por exemplo, pediu para retirar o termo 'job' da divulgação da contratação de influenciadores, e eu simplesmente respeitei", revela.


Para evitar mal-entendidos, algumas empresas têm adotado estratégias para garantir que o termo seja usado no contexto correto, sem gerar conflitos entre o uso tradicional e a conotação mais recente relacionada à prostituição. "Algumas agências estão reforçando o contexto profissional em que o termo é usado, mas nada muito diferente do normal. Não vejo uma grande preocupação, pois todos no mercado entendem o que 'job' significa", destaca.


+ Ana Castela e Gustavo Mioto terminam namoro pela terceira vez


Dionísia também chama atenção para a tendência do mercado de comunicação em se adaptar às mudanças. "As campanhas estão sempre pensando no público e, principalmente, no que eles mais consomem. Com o tempo, as campanhas continuam focadas nisso. Inclusive, esta semana recebi o material do Facebook para uma campanha de monetização com o nome 'Job'", revela.


O estilo de vida adotado pelas profissionais do sexo ou acompanhantes de luxo ainda é cercado por tabus, especialmente na era das redes sociais, onde tudo é exposto. Algumas mulheres utilizam seus perfis para compartilhar o dia a dia, ou melhor, o 'Get Ready With Me' (Se arrume comigo), seja para uma noite ou para um encontro casual com um cliente.




@mahbarbies2 Vamosss #job #programa #acompanhante #fy #foryoupag #mahbarbies2 ♬ som original - mahbarbieS2





O 'Job' e as profissionais que se identificam com o termo estão ganhando cada vez mais espaço. Embora ainda atraiam olhares negativos e questionamentos sobre a profissão e a facilidade de retorno financeiro, elas existem atraem clientes que se identificam com o estilo de vida que oferecem – consumido tanto os conteúdos quanto os serviços.


LEIA MAIS: Vídeo de casal transando em campo viraliza e mulher se pronuncia: 'Sou do job'


Siga a gente no InstaFacebookTwitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.