“Val Bandeira”, chefe da facção Comando da Paz, é libertado do presídio de Salvador
“Val Bandeira”, chefe da facção Comando da Paz, é libertado do presídio de Salvador
Josevaldo Bandeira, conhecido como “Val Bandeira”, foi libertado da prisão nesta terça-feira (26/6) após audiência no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A informação foi confirmada ao Aratu Online pela assessoria da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). De acordo com o órgão, foi dada a ele a liberdade condicional.
Val é apontado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) como um dos traficantes mais perigosos da Bahia, líder da facção Comando da Paz, com atuação no complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador.
LEIA MAIS: ?Não acreditei?, diz homem seis meses depois de ver o filho morto por PMs pelo WhatsApp
Em dezembro de 2017, ele seria solto, mas equipes da Polícia Civil encontraram celulares, chips de operadoras de telefonia e drogas em sua cela. Além disso, na oportunidade, ele teve mandado de prisão cumprido na cadeia porque teria participação direta em roubos a estabelecimentos comerciais na região do Horto Florestal. A SSP comprovou que as ordens para comparsas do Nordeste de Amaralina efetuarem os roubos partiram do sentenciado.
“Val Bandeira”, pontuou ainda a SSP, continuava exercendo o papel de líder do grupo de dentro da Penitenciária Lemos Brito, determinando como os negócios ilícitos deveriam ser realizados.
ORGANIZAÇÃO
Josevaldo criou o Comando da Paz juntamente com Éberson Souza Santos, o “Pitty”, e Cláudio Campanha. O primeiro já está morto, enquanto o outro está preso em uma detenção federal no Mato Grosso do Sul.
Em dezembro, o “braço direito” de “Val Bandeira” morreu após troca de tiros com policiais da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Atlântico) no Nordeste de Amaralina. Claudemir Gomes Conceição, o “Mizinho”, estava com comparsas na localidade conhecida como Areal quando foi localizado.
LEIA MAIS: ?Braço direito? de traficante Val Bandeira morre após troca de tiros com a Rondesp
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline
*Publicada originalmente às 11h48 (26/6)