SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: Fortes chuvas causam estragos no município de Santana
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: Fortes chuvas causam estragos no município de Santana
O coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, Vitor Gantois, recebeu nesta quinta- feira (8/3) a visita do prefeito de Santana, Marco Aurélio dos Santos Cardoso, devido às chuvas intensas ocorridas na madrugada desta quarta ? feira (7/3), que provou danos e estragos em todas as áreas do município. Por conta desta situação, o município irá decretar Situação de Emergência.
“Estamos mobilizando todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil Municipal nas ações de resposta ao desastre natural, visando à reabilitação do cenário destruído, sobretudo a reconstrução e restabelecimento da normalidade do tráfego de pessoas e veículos”, afirmou o prefeito.
LEIA MAIS: CAÍRAM: Quatro pessoas são presas em ação para desarticular quadrilha em Itaparica
“Novo levantamento, com registro fotográfico e anotações das áreas mais críticas, deverá ser feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Infraestrutura e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil ? COMDEC para incluir na documentação, relatórios técnicos comprovando a Situação de Emergência buscando o aporte de recursos dos governos estadual e federal para a reabilitação do cenário atual”, disse Marco Aurélio.
De acordo com o prefeito, a precipitação pluviométrica continuou aumentando e trazendo prejuízos materiais e financeiros aos moradores das áreas urbana e rural, bem como à prefeitura, com a ocorrência de erosões em vias públicas, crateras que deixaram trechos intransitáveis e rompimento de redes de água potável. “Tudo isso justifica o Decreto que iremos assinar, para receber de imediato apoio dos governos estadual e federal”, concluiu.
“Estamos à disposição dos municípios em Situação de Emergência para ajudar a providenciar, de forma correta, a documentação necessária para obtenção de recursos federais, além da análise dos processos no Sistema da Defesa Civil Nacional. É fundamental que os municípios preencham o Formulário Integrado de Informações sobre Desastres ? S2ID preenchidos pelas – Comdecs para solicitações de homologação estadual e reconhecimento federal da Situação de Emergência”, ressaltou Vitor Gantois.
Nesta sexta- feira (9/3), o superintendente da Defesa Civil Estadual, Paulo Luz, vai ao município para visitar as áreas afetadas e auxiliar os órgãos municipais no restabelecimento da anormalidade.
LEIA MAIS: Controle de incêndios florestais são intensificados na BA 099 no mês de março
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 17h10 (8/3)