DIA DE IEMANJÁ: Festa reúne religião, manifestações e arte no Rio Vermelho
DIA DE IEMANJÁ: Festa reúne religião, manifestações e arte no Rio Vermelho
Nesta sexta-feira, “todos os caminhos levam ao Rio Vermelho”. A frase clichê faz sentido no dia 2 de fevereiro, data de reverenciar Iemanjá. Na festa que homenageia a Rainha do Mar, são esperadas mais de 1 milhão de pessoas, de acordo com o presidente da Colônia de Pescadores da região, Marcos Antonio Chaves, o Branco, responsável pela organização do evento. Às 5h, uma alvorada com fogos de artifícios anunciou a importância deste grande dia.
A oferenda principal que será entregue a Iemanjá é um segredo que só será revelado pouco antes da oferta. “É o que acontece desde 1924 e é uma forma de tornar o momento mais especial”, conta Branco. Além dos pescadores, moradores da comunidade e pessoas de diferentes lugares levam presentes para a ‘Mãe das Águas’.
LEIA MAIS: VIVA CABULA: ?Se fosse recomeçar, faria no mesmo lugar?, diz empresário sobre o bairro
LEIA MAIS: VIVA CABULA: Faculdade oferece atendimento médico gratuito; Saiba o que fazer
O cortejo que resulta na entrega do presente principal e dos cerca de 600 balaios dos milhares de devotos vai ocorrer até às 15h30. A parte religiosa da festa acontece às 18h, quando se inicia o momento profano, que deve terminar às 22h, por causa do incômodo causado pelos equipamentos sonoros ao moradores da região. A festa é uma das principais manifestações com origem nas religiões de matriz africana em Salvador.
De acordo com historiadores, a festa que acontece em homenagem a Iemanjá teve início em 1924, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesse período, os peixes estavam escassos no mar e, a partir de então, todos os anos os pescadores pedem à orixá fartura e mar tranquilo.
A festa foi tomando grande proporção e, hoje, além das manifestações artísticas como a capoeira e as rodas de samba, também são pontos marcantes a enorme fila para oferta de presentes no caramanchão ao lado da Colônia de Pescadores, o branco das vestes dos adeptos da orixá e as animadas festas pelas ruas do Rio Vermelho.
Neste ano, foram realizadas campanhas de conscientização para que as pessoas optem por presentes sustentáveis, a fim de preservar o meio ambiente. Entre as dicas está a adoção de balaio verde, formado por itens biodegradáveis como flores naturais, apenas perfumados, sem o recipiente do perfume.
Quem também comparecerá ao evento é o prefeito ACM Neto (DEM), que vai estará às 15h em frente à Colônia de Pescadores para acompanhar a saída da procissão para a entrega do presente principal na praia do Rio Vermelho, reverenciando a Rainha do Mar. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), também iria comparecer ao evento. Ele chegaria ao local às 6h, mas por conta de outros compromissos oficiais, cancelou sua presença.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.