Geral

FEBRE AMARELA: Postos de saúde intensificam vacinação contra a doença em Salvador

FEBRE AMARELA: Postos de saúde intensificam vacinação contra a doença em Salvador

Por Da Redação

FEBRE AMARELA: Postos de saúde intensificam vacinação contra a doença em SalvadorFoto: Divulgação | Bruno Concha /Secom PMS

Os postos de saúde da rede municipal de Salvador apresentaram um aumento sensível na procura pelas vacinas contra a patologia nesta segunda-feira (15/1), após a morte de um morador de São Paulo que estava internado com febre amarela no Hospital Couto Maia, no bairro de Monte Serrat, em Salvador.


É o primeiro caso de more pela doença registrado na Bahia desde os anos 2000. Estima-se que 1,3 milhão de soteropolitanos ainda precisem se proteger contra a doença na capital baiana. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 17 horas, em todas 126 salas de vacina da rede municipal.


?Isso é importante porque a vacinação é a melhor forma de evitarmos a circulação do vírus nesse período, quando a cidade recebe pessoas de todo o planeta, sobretudo de regiões como São Paulo, onde temos casos confirmados em humanos?, alertou Geruza Morais, diretora de Vigilância à Saúde.


FRACIONAMENTO


Com objetivo de combater com maior agilidade a circulação do vírus nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o Ministério da Saúde lançará uma campanha emergencial com doses fracionadas da vacina especialmente nessas localidades.


Em Salvador, a estratégia iniciará após o carnaval, entre 19 de fevereiro e 09 de março. Até o momento do início da campanha, quem ainda não se protegeu pode procurar os postos para tomar a dose padrão da vacina.


O imunobiológico é administrado em dose única para o público entre 9 meses e 59 anos. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.


CAPTURA DE MACACOS


Em 2018, o Centro de Controle de Zoonoses de Salvador já capturou 12 macacos nos bairros de Pau da Lima (04), Vila Canária, Dom Avelar, Saboeiro, Itapuã, Rio Vermelho, Periperi e Pituba. Desse total, 11 animais encontravam-se mortos e outro estava aparentemente doente.


Amostras laboratoriais foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado para verificar as causas das mortes. Este ano, ainda não foram confirmados casos de febre amarela em macacos em Salvador.


LEIA MAIS: DE NOVO: Loja de eletrodomésticos é arrombada pela quarta vez em Coração de Maria


LEIA MAIS: ?DÁ ONDA?: Lubrificante feito de maconha promete orgasmos de até 15 minutos


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.