ATENÇÃO: Risco de Trombose aumenta durante período de longas viagens
ATENÇÃO: Risco de Trombose aumenta durante período de longas viagens
Com a aproximação da virada do ano e do período de férias, boa parte dos brasileiros se preparam para viajar. No entanto, se a escolha envolver qualquer destino distante, é necessário atenção para o risco de Trombose Venosa Profunda (TVP), já que o principal fator causador da doença é o longo período que o passageiro permanece sentado, pois é aí que a formação de coágulos de sangue acontece.
Segundo o angiologista, Thiago Lemos, a incidência mais comum da TVP, cerca de 90% dos casos, é nos membros inferiores. “Em aproximadamente 90% dos casos, a trombose venosa profunda ocorre nas pernas, devido à alguns fatores como regime de baixo fluxo sanguíneo, maior quantidade de sangue contido no sistema venoso dos membros inferiores e influência da gravidade”, afirma o médico.
LEIA MAIS: ?PROGRAME-SE?: Veja a lista de feriados e pontos facultativos em 2018
Outros fatores também podem favorecer o aparecimento de coágulos, como a hereditariedade, o fumo, o sedentarismo e a obesidade, além dos problemas relacionados, como as alterações do colesterol e triglicérides.
Em Salvador, a rede municipal oferece atendimentos com médicos angiologistas. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir do diagnóstico, a pessoa será orientada a realizar o exame Doppler Venoso de membro inferior para detecção precoce da trombose. Em casos emergenciais, o anticoagulante é administrado para evitar a progressão do trombo e a embolia pulmonar.
Aqueles que possuem potencial de trombo devem realizar movimentos enquanto estiverem em longa viagem, como ir ao banheiro do transporte que esteja se locomovendo, por exemplo. O uso da meia elástica também é um fator mecânico que auxilia no retorno venoso e evita o acúmulo de sangue nas veias.
LEIA MAIS: ATENÇÃO REDOBRADA: Mulheres vítimas de Trombose alertam para o uso de anticoncepcional
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline
*Publicada originalmente às 16h51