Geral

OUTUBRO ROSA PET: Saiba como proteger o seu animal de estimação contra o câncer de mama

OUTUBRO ROSA PET: Saiba como proteger o seu animal de estimação contra o câncer de mama

Por Diorgenes Xavier

OUTUBRO ROSA PET: Saiba como proteger o seu animal de estimação contra o câncer de mamaReprodução / Internet

Companheiros fiéis e dedicados, os cães ? considerados como melhores amigos do homem ? são, em alguns casos, indispensáveis à vida de uma pessoa. Normalmente dóceis, quando bem tratados, se integram com facilidade em um ambiente familiar e são capazes de tornar um lar bem mais harmonioso.


Porém, todo cuidado com essas agradáveis criaturas é pouco. Assim como os humanos, os cachorros estão susceptíveis a doenças, inerentes à espécie, além de outras que são comuns aos seus proprietários. Em meio a estas enfermidades, o câncer de mama é uma ocorrência de frequência considerável nas cadelas e menos raro, ainda, entre as gatas, animais um pouco mais independentes, mas tão domesticáveis, quanto os caninos.


OUTUBRO ROSA PET


No rastro da campanha ‘Outubro Rosa’, que tem como objetivo a conscientização do diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama, o Aratu Online foi buscar informações para orientar os donos de cães e gatos na proteção de seus bichinhos contra esse mal. Nossa reportagem esteve em um hospital veterinário no bairro da Pituba, em Salvador, onde importantes informações foram levantadas.


LEIA MAIS: OUTUBRO ROSA: Alternativa estética que ?reconstrói? desenho da mama é oferecido gratuitamente em Salvador


Segundo a médica Miúcha Furtado, o surgimento de tumores mamários estão relacionados diretamente com questões hormonais. Dessa forma, explica a especialista, o processo de castração acaba sendo um método muito eficaz de prevenção.


“Isso, porque é feita a remoção de todo o complexo reprodutivo do animal, e quando se faz a retirada das glândulas sexuais, a carga hormonal é reduzida e, consequentemente, a incidência desses tumores de mama é diminuída”, informou Furtado.


Segundo a médica Miúcha Furtado, a castração pode ser um método eficaz de prevenção. Foto: Dinaldo dos Santos


No entanto, a eficácia da castração, enquanto procedimento preventivo contra o câncer de mama, depende, basicamente, da fase de vida do animal em que ela ocorre. Quanto mais cedo a fêmea for castrada, menor será a chance dela desenvolver a doença.


“Quando o procedimento é feito antes do primeiro cio, a possibilidade é reduzida quase em cem por cento”, frisou a médica. Porém, segundo ela, a partir do momento que essa castração vai sendo adiada, as chances de ter a doença é aumentada.


De acordo com a especialista, a castração ocorrida tardiamente não garante que o animal esteja livre do risco de ter um câncer de mama. Tão pouco, adverte Miúcha Furtado, indica que, neste caso a ocorrência da doença se daria em situações mais brandas.


?Depois de alguns cios, os hormônios já estão circulantes no organismo. A castração diminui um pouco a carga, mas existe um risco de no futuro a doença ocorrer?, ressaltou a médica. Quando o perigo é iminente, o que se tem a fazer é a realização constante, pelo menos uma vez por semana, do exame das mamas do bichinho de estimação.


?O acompanhamento é semelhante ao autoexame das mamas feito pelas mulheres. O dono do animal deve palpar todas as tetas e a qualquer sinal de nódulo, mesmo pequeno, procurar o veterinário para que seja feita a intervenção, o quanto antes, e daí melhorar o prognóstico do animal?, explicou Furtado.


LEIA MAIS: OUTUBRO ROSA: Raro entre os homens, câncer de mama foi drama na vida de professor universitário



Durante esse mês, várias clínicas veterinárias estão participando da campanha Outubro Rosa Pet. Estão sendo realizadas cirurgias de castração e, também, o acompanhamento de fêmeas que já tem o tumor de mama. Nesse caso são feitos os exames necessários e a cirurgia, praticando descontos nos valores dos procedimentos com o intuito de alcançar o maior número, possível, de animais.


ATENDIMENTO GRATUITO


O Hospital de Medicina Veterinária da UFBA vai realizar pelo quarto ano consecutivo o ?Outubro Rosa Pet Bahia?. Esta campanha conta com a participação de graduandos e profissionais provenientes de Instituições Públicas e Privadas relacionadas a Medicina Veterinária e Bem Estar Animal.


Em Salvador o evento será realizado no próximo dia 28, das 8h às 12h, em Ondina. Segundo a coordenadora da campanha, Alessandra Estrela Lima, o propósito é promover o atendimento clínico-oncológico gratuito de cadelas e gatas com tumores de mama, abrangendo toda comunidade soteropolitana, em especial à população de menor poder aquisitivo.


Nas edições anteriores de 2014, 2015 e 2016 foram realizados 170, 185 e 110 atendimentos, respectivamente, e a Bahia se destacou por organizar e sediar o ?Outubro Rosa Pet? que atendeu maior número de pacientes no país em um único dia. De acordo com Alessandra Lima, esse feito foi possível a partir da participação de alunos, profissionais e professores da UFBA e de parcerias com clínicas particulares, laboratórios clínicos, indústrias de medicamentos e de nutrição.


O Outubro Rosa Pet Bahia reunirá animais de estimação e seus tutores num momento único, que possibilitará, além da avaliação médica do animal, o exercício da conscientização dos seus proprietários quanto aos fatores de risco e necessidade de prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas.


VIDA DE PET


No último dia 5 de outubro, o programa Vida de Pet, veiculado na página do Aratu Online no Facebook, exibiu matéria sobre a ocorrência de câncer de mama em cães e gatos. Confira!



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.


 


*Publicada originalmente às 8h


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.