AME-SE 2017: Exposição fotográfica alerta para os riscos do câncer de mama no país
AME-SE 2017: Exposição fotográfica alerta para os riscos do câncer de mama no país
Com a proposta de alertar as mulheres para a prevenção ao câncer de mama, o fotógrafo André Assis apresenta no dia 10 de outubro a exposição Ame-se, na qual 16 mulheres de diferentes biótipos mostram através de seu perfil as principais informações sobre números do câncer de mama em todo país.
Jornalistas, donas de casa, professoras fazem parte do perfil de mulheres fotografadas, e algumas delas contam suas experiências com o câncer através de documentários que serão exibidos nas redes sociais. O coordenador e curador da exposição, André Cunha, explica que a intenção é mostrar o crescimento dos casos de câncer e reforçar a importância do autoexame e da mamografia e dos avanços do tratamento.
Vinte e cinco por cento dos casos de câncer em mulheres no mundo são de mama, sendo o segundo tipo mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O curador explica que através de dados informados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o 1º em taxa de mortalidade em mulheres no mundo. Os números apontam que 57.960 novos casos foram esperados no Brasil em 2016, uma estimativa: 28% de novos casos de câncer de mama em mulheres.
O Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico no primeiro estágio da doença, apontando que 88,3% dos casos descobertos com no começo são responsáveis pela sobrevida de mulheres acometidas pelo câncer de mama em média.
Até 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis e 66% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes. A lei 12.732 de 2012 prevê que o tratamento contra o câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) deve começar em até 60 dias após o diagnóstico. Essa determinação vale para todos os tipos de câncer, incluindo o câncer de mama.
Segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o tempo médio de espera para uma radioterapia no Brasil, por exemplo, é de 120 dias.
Serviço:
Exposição Fotográfica Ame-se
Abertura 10 de outubro de 2017
Local: Shopping Bela Vista, piso L1
Aberto ao Público
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.