VEJA FOTOS: Caixa Econômica Federal é arrombada no centro de Simões Filho
VEJA FOTOS: Caixa Econômica Federal é arrombada no centro de Simões Filho
Do Simões Filho Online, parceiro do Aratu Online
Uma agência da Caixa Econômica Federal localizada no centro de Simões Filho foi alvo de uma ação criminosa na noite desta segunda-feira (21/8).
De acordo com informações da 22ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), por volta das 21h, elementos arrombaram a agência da Caixa, localizada na Avenida Altamirando de Araujo Ramos, região central da cidade.
LEIA MAIS: RONDA: Fábio Gomes mostra o semáforo ?campeão? de multas em Salvador; Confira
Durante a ação dos criminosos, o sistema anti-furto da Caixa Econômica Federal disparou, liberando uma fumaça que tomou conta do primeiro andar do imóvel atrapalhou a ação criminosa. O sistema anti-furto consiste numa névoa artificial que atinge a visão e a audição do ?ladrão? gerando completa desorientação. É usado para evitar explosão de caixas eletrônicos já que quando acionado o sistema permite que antes mesmo de o equipamento chegar ao ponto de explodir, uma neblina bastante densa toma conta do ambiente em questão de segundos.
O disparo da neblina, que sai em forma de jato a uma temperatura aproximada de 200º C, pode ser controlado manualmente à distância através da web. O software desenvolvido em conjunto com o disparador pode ser acionado por um tablet, PC ou até smartphone.
PM agiu rápido
Após o acionamento do sistema anti-furto da Caixa, viaturas da PM foram acionadas e foram a até o local. Lá eles verificaram que a parte interna da agência estava totalmente revirada. A ação rápida da Polícia Militar, fez com que os bandidos fugissem da agencia sem arrombar os cofres e os caixas eletrônicos. Após o arrombamento, os policiais entraram em contato com a instituição financeira, que acionou a empresa de segurança responsável pelo local.
LEIA MAIS: QVP: Jovem com farda escolar é flagrado por câmeras assaltando carro em Salvador
A Perícia Técnica estave no local para efetuar os trabalhos de investigação. Devido ao crime, agência não abriu para atendimento ao público. Nesta quarta-feira (23/8), o funcionamento deve normalizado.
Sistema anti-furto
O sistema anti-furto deixa o local completamente tomado pela fumaça e não é possível ver nada. Segundo a empresa que desenvolveu o sistema, a composição química da neblina não é prejudicial à saúde e totalmente inofensiva aos seres humanos. Além de não causar qualquer irritação na pele ou nos olhos, a neblina não danifica qualquer tipo de material ou equipamento presente no local.
Se a neblina preenche o ambiente em poucos segundos, a dispersão da fumaça é bastante lenta, podendo ultrapassar os 30 minutos. Se necessário, o sistema reconhece a densidade de neblina na sala e efetua novas descargas automaticamente quantas vezes forem necessárias ? ou melhor, enquanto o sistema de alarme não tiver sido desativado. Ou seja, tempo mais que suficiente para que forças policiais cheguem ao local, como foi o caso desta segunda-feira em Simões Filho.
LEIA MAIS: ANTONIO 70, BULE-BULE 50: Artista celebrará marcos com show-homenagem em outubro
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu