BARRO BRANCO: Prefeitura diz que moradores poderão voltar às suas casas em até 15 dias
BARRO BRANCO: Prefeitura diz que moradores poderão voltar às suas casas em até 15 dias
A Prefeitura trabalha para estabilizar a área onde houve expansão de solo no Barro Branco, no Alto do Peru, na noite deste domingo (30/7). De acordo com a assessoria, em até 15 dias a segurança do local será restabelecida para que os moradores voltem a ter acesso às suas residências. O deslizamento ocorreu na região que será contemplada pela segunda etapa da contenção realizada pela Prefeitura, a ser entregue em 2018.
Ainda de acordo com as informações oficiais, desde ontem a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal) estão no local para acompanhar o ocorrido e prestar as devidas assistências. Ainda ontem, a Embasa e a Coelba foram acionadas para solucionar o problema de saneamento e da queda do poste.
“Houve uma ruptura de uma tubulação de água, o que provocou a expansão do solo e o rompimento de uma alvenaria de pedra pré-existente. A encosta feita pela Prefeitura em momento algum foi afetada. Foi uma obra bem-feita e foi o que segurou toda a estrutura. A parte que cedeu vai ser contemplada na segunda etapa. Nós vamos intervir de imediato e restabelecer o caminho cedido em até 15 dias”, disse o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo.
LEIA MAIS: DRAMA: Após dois anos de tragédia, moradores do Barro Branco encaram novo deslizamento de terra
Segundo o superintendente de Obras Públicas, Orlando Castro, as obras continuam na região. “Nós estamos fazendo a segunda etapa. São três cortinas, duas do lado direito e uma do lado esquerdo. Esta parte que sofreu o deslizamento será toda em solo grampeado. A obra continua e não houve paralisação em momento algum”.
Sobre os atendimentos das famílias atingidas, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) explica que realizou o atendimento social das duas que foram afetadas, encaminhando para o recebimento do auxílio moradia.
Obra ? A obra de contenção do Barro Branco é a maior já realizada pela Prefeitura com recursos próprios. Já foram investidos R$ 8,8 milhões na primeira etapa, entregue à população no aniversário da cidade, mesmo dia em que foi assinada a Ordem de Serviço para realização da segunda etapa das intervenções, orçada em R$ 3,5 milhões. A primeira etapa da obra evitou que ocorresse um transtorno maior no domingo, aponta a prefeitura.
LEIA MAIS: LIBERDADE: 22 presos considerados perigosos fogem de delegacia no interior da Bahia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.