POLÊMICA: Rui promete ônibus com ar-condicionado para levar população à Linha 2 do metrô; Neto rebate
POLÊMICA: Rui promete ônibus com ar-condicionado para levar população à Linha 2 do metrô; Neto rebate
Em sua conta no Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa, disse nesta segunda-feira (19/6), que a Linha 2 do metrô estará pronta – até a estação de Mussurunga – em setembro deste ano. “A obra avança na correira”. Ele explicou, ainda, que ‘não se chega a um acordo sobre a integração’, e, por isso, serão licitados ônibus – com ar-condicionado – para circular nos bairros e deixar as pessoas nas estações.
LEIA MAIS: MERCADO DE CAJAZEIRAS: Fogo destrói estruturas do pavimento superior; Prefeito vai hoje ao local
“Os bairros são grandes. Não é justo que senhoras tenham que subir e descer ladeira, caminhar debaixo de sol e chuva para chegar ao metrô”, falou o governador, na mesma rede social. “Temos que pensar no conforto da população. Esse sistema dá mais dignidade para as pessoas se locomoverem”, completou.
CONFIRA OS POSTS ABAIXO
Como não se chega a um acordo sobre a integração, vamos licitar ônibus do metrô para circular nos bairros e deixar as pessoas nas estações.
? Rui Costa (@costa_rui) 19 de junho de 2017
Como não se chega a um acordo sobre a integração, vamos licitar ônibus do metrô para circular nos bairros e deixar as pessoas nas estações.
? Rui Costa (@costa_rui) 19 de junho de 2017
Esses ônibus terão ar condicionado. Temos que pensar no conforto da população. Esse sistema dá mais dignidade para as pessoas se locomoverem
? Rui Costa (@costa_rui) 19 de junho de 2017
Ao tomar conhecimento das declarações, durante vistoria ao Mercado de Cajazeiras, o prefeito de Salvador, ACM Neto, disse não querer politizar a questão e que ainda espera dialogar com o governo do Estado, mas afirmou que, no que depender dele, a solução apontada por Rui não será colocada em prática, pois ela, em sua opinião, provocaria o aumento no preço das passagens:
?Nossa preocupação é com o usuário do transporte público, tanto aquele que usa o metrô quanto o que usa o ônibus. O que acontece é que o governo do estado tem como obrigação subsidiar uma parte da tarifa do metrô, e quer fugir dessa obrigação. Se eu permitir que isso aconteça, corre o risco de transferir para a tarifa do ônibus. Eu sei que a cidade não aceitaria pagar um preço mais caro pela tarifa do ônibus de Salvador, e é o que vai acabar acontecendo se o governo do estado não deixar de politizar esse assunto, sentar na mesa de maneira racional e encontrar uma solução para isso?, afirmou
ACM Neto ressaltou ainda que é contratual a possibilidade de uma licitação para um sistema de alimentação próprio para o metrô, numa região de até cinco quilômetros de cada estação, mas que essa não é a melhor alternativa.
?O ideal é que seja um sistema só: que o passageiro compre a passagem do ônibus e possa andar de metrô, e que o passageiro que compre a passagem do metrô possa andar de ônibus, sem pagar nada a mais por isso?, destacou. Ele voltou a afirmar que essa decisão do estado pegou todos de surpresa, inclusive o Ministério Público da Bahia, que acompanhava as negociações em torno da integração.
A Linha 2 compreenderá as estações de Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, no facebook.com/aratuonline.