Geral

SSP critica pesquisa que coloca quatro municípios da Bahia entre os dez mais violentos do país

SSP critica pesquisa que coloca quatro municípios da Bahia entre os dez mais violentos do país

Por Da Redação

SSP critica pesquisa que coloca quatro municípios da Bahia entre os dez mais violentos do paísilustrativa/Alberto Maraux/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) se posicionou sobre a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (5/6) que coloca quatro municípios da Bahia entre os dez mais violentos do país. A pasta disse que desconhece a metodologia utilizada para a contagem das mortes. Essa justificativa, inclusive, já foi utilizada em outras oportunidades.


LEIA MAIS: TRISTE REALIDADE: Bahia tem quatro municípios entre os mais violentos do país, diz pesquisa


Ainda de acordo com a SSP, há “discrepância” da forma de coleta de dados, apontando, em cada uma delas, um município diferente como o mais violento por 100 mil habitantes. O órgão defende a padronização na coleta destas informações junto a todos os Estados para “entender a real situação dos municípios e a dinâmica da violência”.


Para justificar seu posicionamento, a secretaria exemplifica que em uma cena de crime com cinco mortos por arma de fogo, na Bahia e demais Estados nordestinos, são contabilizados 5 homicídios. Em outras unidades federativas, diz a SSP, com essa mesma situação, é contabilizado apenas 1 homicídio.


Outro ponto diferente reclamado pela Secretaria da Segurança Pública baiana é a utilização da classificação “mortes a esclarecer”. A pasta reafirma que tem Estado que no final do ano computa 4 mil homicídios e outras 3 mil mortes a esclarecer. Nestes casos as pesquisas utilizam apenas o dado “oficial” de 4 mil.



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, no facebook.com/aratuonline.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.