PROTESTO: Por salário e direitos trabalhistas, universidades estaduais vão parar nesta terça-feira
PROTESTO: Por salário e direitos trabalhistas, universidades estaduais vão parar nesta terça-feira
As universidade estaduais baianas (Uefs, Uneb e Uesc) vão parar suas atividades nesta terça-feira (17/4), em protesto contra os baixos salários dos docentes e funcionários e pela garantia de direitos trabalhistas. De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), a reivindicação salarial é de um aumento de 30,5%, para compensar o acúmulo da inflação dos últimos dois anos.
LEIA MAIS: Governo baiano oferece mais de 2.500 vagas de estágio para universitários; Saiba como se inscrever
Ainda de acordo com a entidade, 489 professores estão com seus processos contratuais travados na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), tornando difícil a promoção e convocação de docentes nas instituições de ensino superior.
Desde 2012, o Movimento Docente reivindica o repasse de 7% da Receita Líquida de Impostos para as universidades estaduais, que atualmente é cerca de 5%.
Além da paralização, a manifestação vai contar com um ato em frente ao Centro Administrativo da Bahia (Cab), a partir das 9h da manhã.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.
*Publicada originalmente às 16h20