LAJEDINHO: “O apoio prometido pelo Governo Federal até hoje não chegou”, brada prefeito Marcos Mota
LAJEDINHO: “O apoio prometido pelo Governo Federal até hoje não chegou”, brada prefeito Marcos Mota
Pouco mais de três anos após sofrer com um temporal que resultou na morte de 17 mortos e 600 desabrigados, a cidade de Lajedinho, na região do Piemonte do Paraguaçu, voltou a sofrer com as chuvas neste último sábado (1/4). Na manhã desta segunda-feira (3/4), o município passa por uma limpeza. Um trator retira a lama que toma conta de diversas ruas. Por telefone, o prefeito da cidade, Marcos Mota (PSD), conversou com a reportagem do Aratu Online.
LEIA MAIS: ATENÇÃO: Poça d?água causa transtornos e deixa trânsito lento na Av.San Martin
O gestor se mostrou bastante chateado com o ‘descaso’ do Governo Federal. Segundo ele “o apoio que foi prometido à cidade logo após a tragédia em dezembro de 2013 até hoje não chegou”.
“Todo o problema que foi registrado no sábado agora poderia ser evitado, caso as obras de contenção, o canal de macrodrenagem prometido pelo governo federal, em 2013, fosse feito. Gostaria de aproveitar a oportunidade é esclarecer um fato: esse projeto não saiu do papel. Para a população de Lajedinho fica parecendo que o Município, a prefeitura recebeu alguma verba. Não recebemos nada, nem um centavo sequer”, ressaltou.
A obra do canal de macrodrenagem foi orçada em R$ 13 milhões. “A prefeitura conta com uma verba anual de R$ 12 milhões, como iríamos fazer uma obra deste valor ? Impossível. Se fosse feita (a obra), evitaria que as águas do rio Saracura (que corta a cidade), tornasse perigosa a cada chuva”. O gestor ainda revela que o montante seria direcionado ao governo do estado, que, por sua vez, executaria a obra.
RECORDE
Ao todo, o volume de água que caiu na cidade entre sexta-feira (31/3) e sábado (1°/4) superou o de três anos atrás. Foram 210 milímetros no total, 150 mm na sexta e 60 mm, no sábado; maior do que os 150 mm de 2013. Segundo o prefeito Marcos Mota, cerca de 90 famílias ficaram desabrigadas.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.