CADEIRA CATIVA: Alexandre de Moraes toma posse como Ministro do STF
CADEIRA CATIVA: Alexandre de Moraes toma posse como Ministro do STF
O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tomou posse em sessão solene realizada nesta quarta-feira (22/3). Ele assume a vaga deixada por Teori Zavascki, morto após acidente aéreo em janeiro.
A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais. Em seguida, conforme a tradição, Alexandre Moraes foi conduzido ao Plenário pelo decano do Tribunal, ministro Celso de Mello, e pelo mais recente, o ministro Edson Fachin. Em seguida Alexandre de Moraes prestou o compromisso de posse.
LEIA MAIS: MATA DE SÃO JOÃO: Homem é executado com tiros na cabeça próximo a acampamento do MST
Alexandre Moraes prestou o compromisso regimental de ?fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, em conformidade com a Constituição e as leis da República?.
O Termo de Posse foi assinado pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, pelo novo ministro, pelo procurador-geral da República, pelos ministros do STF e pelo diretor-geral da Secretaria do STF, Eduardo Toledo. Após a assinatura, a presidente declarou empossado o novo ministro e o convidou a ocupar seu lugar na bancada.
A ministra Cármen Lúcia deu as boas-vindas a Moraes, desejando que seu período no Tribunal seja ?muito fecundo?. Depois da solenidade, o novo ministro e seus familiares receberam cumprimentos dos convidados. Não participou da solenidade o ministro Luiz Fux, em viagem aos Estados Unidos, onde participa do seminário ?Direito e Economia: Diálogos Brasil x EUA?, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard.
Biografia
Alexandre de Moraes é formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP/1990), onde obteve doutorado em Direito do Estado e livre-docência em Direito Constitucional. É professor associado da Faculdade de Direito da USP e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No biênio 2005-2007 foi nomeado para a primeira composição do Conselho Nacional de Justiça.
Ele foi secretário de Justiça do Estado de São Paulo em dois períodos, de 2002 a 2005, e de janeiro de 2015 a maio de 2016, quando passou a ocupar o cargo de ministro de Estado da Justiça, no qual ficou até a 22 de fevereiro de 2017, quando foi nomeado ao STF pelo presidente da República, Michel Temer.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.