Geral

PEC da Vaquejada deve ser votada no Senado nesta terça-feira

PEC da Vaquejada deve ser votada no Senado nesta terça-feira

Por Da Redação

PEC da Vaquejada deve ser votada no Senado nesta terça-feiraTatiana Azeviche/Creative Commons

Está na pauta do Senado, nesta terça-feira (14/2), a votação da PEC 50/2016, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), que libera a realização de vaquejadas em todo território nacional. A PEC tem por finalidade tornar sem efeito uma decisão do Supremo Tribunal Federal de outubro do ano passado, que proibiu as ?pegas de boi? em todo território nacional por supostamente maltratarem os animais.


LEIA MAIS: ?MEU VAQUEIRO, MEU PEÃO?: Comissão do Senado aprova projeto que eleva vaquejada a patrimônio


LEIA MAIS: FIM DE POLÊMICA: Temer sanciona lei que torna vaquejada manifestação e patrimônio cultural


Pelo texto da PEC,  não serão tidas como ?cruéis? as manifestações culturais definidas na Constituição, ?desde que regulamentadas em lei específica e que assegure também o bem-estar dos animais?.


Ao apreciar uma lei ordinária aprovada em 2016 pela Assembleia Legislativa do Ceará, o STF considerou ?ilegal? a prática da vaquejada por haver ?crueldade intrínseca? contra os animais. O relator do processo foi o ministro Marco Aurélio Mello. Após essa decisão do STF, houve manifestações no país inteiro em favor da realização das vaquejadas, que virou tradição no Nordeste e uma de suas manifestações culturais mais importantes.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.



 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.