FÉ DA FEDERAÇÃO: Cerimônia marca retorno da escultura de Mãe Runhó ao Engenho Velho da Federação
FÉ DA FEDERAÇÃO: Cerimônia marca retorno da escultura de Mãe Runhó ao Engenho Velho da Federação
Os moradores do bairro do Engenho Velho da Federação terão de volta a escultura de Mãe Runhó nesta sexta-feira (10/2), às 18h, na praça que leva o nome da sacerdotisa que comandou por 50 anos o Terreiro do Bogum. Na ocasião, o ogan Edmilson Sales, integrante do terreiro, promove uma celebração para o ato da entrega com a presença de representantes dos terreiros da comunidade e da Igreja de São Lázaro, além de demais religiosos do local.
LEIA MAIS: ATAQUE A TIROS: Ocupantes de carro deixam dois homens baleados no Engenho Velho da Federação
LEIA MAIS: PELA PAZ: Candomblecistas realizam caminhada contra intolerância religiosa em Salvador
A restauração da peça foi realizada pela Prefeitura, sob a coordenação da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e executada pela empresa Stúdio Argolo Restaurações Artísticas.
A escultura é uma homenagem a Maria Valentina dos Anjos Costa – Doné Runhó ou Mãe Ruinhó (Salvador, 1877 – 1975) -, Doné do Terreiro do Bogum, filha de escravos, iniciada para o Vodun Sobô. Passou para o grau de sacerdotisa aos 21 anos de idade, e assumiu a direção do terreiro em 1925, onde permaneceu por 50 anos, até sua morte.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.