“COINCIDÊNCIA?”: Prefeitura copia Uber e autoriza táxis a utilizarem aplicativos
“COINCIDÊNCIA?”: Prefeitura copia Uber e autoriza táxis a utilizarem aplicativos
A Prefeitura de Salvador autorizou nesta quarta-feira (25/1) a utilização de aplicativos para encomendar táxis. Com a ferramenta, será permitido aos usuários optar entre o valor do taxímetro ou o sugerido pela ferramenta. O preço exibido na tela dos celulares não poderá ultrapassar a quantia exibida no taxímetro.
A autorização para funcionamento foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), mas o início da operação fica por conta das associações de taxistas. A viagem compartilhada também foi aprovada pela gestão.
Dessa forma, um passageiro que chame o táxi de um bairro no Centro da cidade com destino à Barra, por exemplo, poderá aceitar que o motorista conduza um ou mais passageiros. Nesse caso, o valor da corrida será dividido de acordo com o tempo de permanência e a partir do ponto em que o segundo ocupante passe a integrar a viagem.
LEIA MAIS: MOBILIDADE NO CARNAVAL: Site pretende orientar foliões em ações de trânsito na Festa de Momo
“Os usuários de táxis de Salvador passam a ter acesso, de maneira legalizada, a esse serviço que vai proporcionar maior comodidade e segurança às pessoas, visto que os táxis da cidade são constantemente fiscalizados, passam anualmente por vistoria e, o mais importante, têm regulamentação junto à Prefeitura, o que garante a confiabilidade do serviço”, garante o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, fazendo alusão indireta ao Uber.
Os apps estarão disponíveis nas principais lojas virtuais de aplicativos e poderão ser baixados gratuitamente. Para ter acesso ao serviço, os usuários deverão fornecer seus dados pessoais e escolher formas de pagamento. Para credenciar seu aplicativo, a empresa precisa apresentar vantagens para os usuários, como a oferta de corrida compartilhada, opções para diminuir a tarifa de acordo com o horário, distância e demanda, entre outras.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.
*Publicada originalmente às 13h27