ESPETÁCULO: Última Superlua do ano será a maior do século e acompanhada de uma chuva de estrelas cadentes
ESPETÁCULO: Última Superlua do ano será a maior do século e acompanhada de uma chuva de estrelas cadentes
A noite desta terça-feira (13/12) reserva um céu especial. Será a última lua cheia do ano e a maior deste século 21. Além disso, virá acompanhada de uma chuva de meteoros, que no popular são chamadas de estrelas cadentes.
Superluas são até comuns. Toda a vez que a Lua passa pelo apogeu da sua órbita, fica mais próxima do nosso planeta que o normal. Quando isso acontece e a lua está cheia, ela parece ficar maior no céu. Em 2016, tivemos várias superluas (a última foi em 2 de novembro), mas próxima só vai acontecer em dezembro de 2017.
Se não bastasse a lua, uma chuva de meteoros também é motivo para observar o céu nas noites dessa semana. Da madrugada do dia 12 ao dia 18, as estrelas cadentes Geminíadas devem cruzar o céu. São 120 meteoros passeando no céu por hora.
O horário recomendado para observar as estrelas cadentes é às 2h da manhã do dia 14. O ideal é começar a observação meia hora antes, para os olhos se acostumarem ao escuro. Estar o mais longe possível de luzes urbanas também ajuda na visibilidade do show. As Geminídias também tendem a aparecer mais alto no céu conforme as horas passam.
Então, aproveite!