Em coletiva, reitor da Ufba fala sobre insegurança e promete melhorias
Em coletiva, reitor da Ufba fala sobre insegurança e promete melhorias
Os relatos sobre a falta de segurança na Ufba têm crescido nas redes sociais nos últimos meses. Em meio a este cenário, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (12/12). Na conversa com a imprensa, Salles falou sobre algumas das providências que serão tomadas. Segundo ele, ” a Ufba está espalhada na cidade. Por isso, a relação com o que acontece no entorno repercute tanto na faculdade”.
“Quero reafirmar que temos o modelo de segurança. Ele é compatível com nossa história. Não é inventado pela gestão. Envolve vigilância, monitoramento do espaço, cerceamento de gradil, mas sempre em conversa com a sociedade. Mas esse modelo foi desafiado. Acreditamos que o aperfeiçoamento é o melhor caminho. Percebemos que a coordenação de segurança precisa ser fortalecida”.
Salles ainda ressaltou a importância da interação com tecnologia e abordou, também, os custos. “Temos uma despesa de 3 milhões e 400 mil mensais com vigilância. Representa mais de 30% de custeio da faculdade. Além disso, constituindo um grupo de trabalho de segurança institucional. Composto por pessoas da nossa gestão, de entidades e alunos para discutir formas de melhorar a segurança. Com sugestões e análises”.
De acordo com o reitor, ainda haverá uma nova plataforma entre estudantes e universidade, que irá ajudar no quesito segurança institucional. “Um novo site vai passar a funcionar de segurança da faculdade para notificações serem feitas. Será um Portal oficial da Ufba. A expectativa é fazer com que as iniciativas estejam começando após o recesso. Monitoramento de carros e acessos. Mais câmeras de vigilância foram adquiridas”.