Após reformas, Igreja de São Domingos e Forte de São Marcelo serão entregues nessa sexta
Após reformas, Igreja de São Domingos e Forte de São Marcelo serão entregues nessa sexta
Depois de dois anos fechados para reforma, a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, e o Forte São Marcelo serão entregues nessa sexta-feira (18/11). A cerimônia ocorrerá nesta manhã.
A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e o ministro da Cultura, Marcelo Calero, farão a entrega dos monumentos, que foram restaurados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.
A reforma durou dois anos e meio e, ao todo, foram investidos R$ 18,5 milhões. Desse valor, R$ 7,5 milhões serviram ao forte, na reconstituição das fundações, estabilização da estrutura e conservação dos ambientes internos. Foram executados ainda serviços de manutenção e conservação, como a restauração do reboco, pisos e esquadrias.
Na igreja, houve restauração da pintura e do telhado, e os salões laterais do andar superior e de duas áreas vizinhas foram adaptados para abrigar eventos. A igreja reabrirá no dia 3 de dezembro, com uma missa, e ainda estão em negociação o uso e a gestão do forte.