Por falta de vagas para “Cinquentinhas”, condutores fazem protesto em frente ao Detran
Por falta de vagas para “Cinquentinhas”, condutores fazem protesto em frente ao Detran
Donos de ciclomotores estão reunidos em frente ao Detran, na Av.ACM, onde prometem realizar um protesto a partir das 10h. A motivação, segundo o vice-presidente do clube das “cinquentinhas”, Vanildo Gomes, foi o término “em frações de minutos das inscrições para emissão gratuita da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC)”.
Na manhã desta última terça-feira (25/10), o órgão de trânsito colocou à disposição 200 inscrições para o curso gratuito promovido pela Escola Pública do Detran. No entanto, segundo o próprio órgão, como a procura foi muito grande, em “apenas 5 minutos” as 200 vagas ofertados pelo site foram preenchidas.
“Queremos entender como foi feita esta seleção. Afinal, só para se ter ideia o Clube Oficial da Cinquentinha, o qual sou vice presidente, tem mais de 300 associados e nenhum deles foi contemplado com uma vaga neste curso do Detran. O curioso é que quando preenchemos o cadastro no site… dava CPF inválido, nome inválido, site fora do ar….vários erros”, explica Vanildo, que ainda reclama do prazo.
“A partir de 1º de novembro, a ACC será obrigatória (quem for flagrado sem a habilitação estará sujeito a multa de R$ 564,62). Não tivemos tempo hábil para nos adequarmos, tampouco dinheiro para pagar todo esse processo. É complicado. Em meio a crise que o país vive, ainda nós deparamos com esta situação”, bradou.
O Detran afirma que, apesar a grande quantidade de acessos, o site não sofreu quedas ou qualquer indisponibilidade no sistema depois de aberta a inscrição.
A aula inaugural para emissão gratuita da ACC será no dia 21 de novembro. O contemplado para o curso só terá de pagar o laudo, que custa R$ 158. São oferecidas 20 horas de aulas teóricas e 10 horas de exercícios práticos.