PANORAMA: Apenas uma cidade baiana deve ter segundo turno nas eleições; Veja “giro” pelo Estado
PANORAMA: Apenas uma cidade baiana deve ter segundo turno nas eleições; Veja “giro” pelo Estado
Os habitantes dos 417 municípios baianos conhecerão seus novos prefeitos e vereadores a partir deste domingo (2/9). Em todo o Estado, um eventual segundo turno só poderá acontecer em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Porém, segundo as pesquisas, somente na última não haverá uma pessoa eleita já nesta oportunidade.
Na terceira maior cidade da Bahia, localizada na região Sudoeste, sete homens concorrem ao cargo executivo. São eles: Arlindo Rebouças (PSDB), Enoque Matos (Psol), Herzem Gusmão (PMDB), Jean Fabrício (PCdoB), Joás Meira (PSB), Roberto Dias (PDT) e Zé Raimundo (PT).
Uma das últimas pesquisas a ser divulgada foi realizada pela empresa P&A. Segundo a mesma, o peemedebista aparece com 41,6% das intenções de voto seguido do petista Zé Raimundo, que tem 25,3%. Entre os dias 6 e 8 de setembro, 625 eleitores foram ouvidos em Vitória da Conquista e a margem de erro é de três pontos percentuais.
Já em Feira de Santana, maior município do interior da Bahia, a eleição para prefeito deverá ser decidida no primeiro turno segundo o Ibope. Na pesquisa divulgada no final de agosto, o atual gestor, José Ronaldo (DEM), seria reeleito com 64% dos votos. Zé Neto (PT) ficaria em segundo com 14%.
Na oportunidade, a pesquisa Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 18 e 20 de agosto. Ângelo Almeida (PSB), Jairo Carneiro (PP), Jhonatas Monteiro (PSOL) e Leonardo Pedreira (PCO) também disputam a cadeira no cargo executivo em Feira de Santana.
MUNICÍPIOS COM MENOS DE 200 MIL ELEITORES
Em Itabuna, no Sul, oito homens concorrem ao cargo. Antônio Mangabeira (PDT), Augusto Castro (PSDB), Capitão Azevedo (PTB), Coronel Santana (PTN), Davidson Magalhães (PCdoB), Fernando Gomes (DEM), Geraldo Simões (PT) e Zé Roberto (PSTU) disputam os 142.860 votos. Não há pesquisa eleitoral no município.
Já em Juazeiro, na região Norte, Charles Leão (PPS), Joseph Bandeira (SD), Márcio Feitosa (PRP) e Paulo Bonfim (PCdoB) concorrem aos 146.385 votos. Assim como em Itabuna, não foi divulgada pesquisa na cidade.
Na cidade de Barreiras, Oeste baiano, Antônio Henrique (PP), Tito (PSDB) e Zito Barbosa (DEM) são os candidatos. Segundo a última pesquisa Ibope, o democrata venceria a eleição com 54% dos votos. Ele bateria, inclusive, o atual gestor, Antônio Henrique, que tem 20% das intenções. A pesquisa ouviu 406 pessoas entre 17 e 20 de setembro.