ELE DE NOVO: ACM Neto confirma favoritismo é reeleito com 74% dos votos
ELE DE NOVO: ACM Neto confirma favoritismo é reeleito com 74% dos votos
ACM Neto (DEM) foi reeleito prefeito de Salvador. O atual gestor desbancou os seis adversários ainda no primeiro turno e vai comandar a capital até 2021. A confirmação da vitória aconteceu às 18h19 deste domingo (2/10) após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apurar 80% das urnas.
Com a diferença dos votos em mais de meio milhão de votos é impossível Alice Portugal tirar a diferença e reverter a vantagem de ACM Neto.
Todas as pesquisas feitas antes da eleição sustentavam a vitória do democrata com folga. Alice Portugal (PCdoB), Pastor Sargento Isidório (PDT), Cláudio Silva (PP), Fábio Nogueira (Psol), Da Luz (PRTB) e Célia Sacramento (PPL) também disputaram ao cargo executivo municipal.
Em entrevista à apresentadora Rita Batista, da TV Aratu, no último dia 13, ACM Neto apontou as prioridades para o ainda eventual segundo mandato. Segundo ele, novos concursos para contratação de Guardas Municipais será uma das novidades. Confira a entrevista completa de Neto no vídeo abaixo.
Agora, a grande dúvida – levantada em todos os debates pelos oponentes – é se o democrata vai deixar de comandar a prefeitura em 2017 para concorrer ao cargo de governador.
PERFIL
No período eleitoral, o Aratu Online fez o perfil de todos os candidatos. A reportagem sobre ACM Neto foi ao ar no dia 23 de setembro. Acompanhamos o democrata em uma caminhada no bairro de Marechal Rondon. Era uma segunda-feira, dia 19 do mesmo mês.
À sombra do avô, Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), maior figura política baiana na segunda metade do século XX, o neto se elegeu deputado federal pela primeira vez em 2003 como o mais votado no estado ? algo bem inusitado se tratando de alguém que, aos 24 anos, apenas debutava nas urnas e ainda não tinha experiência político partidária.
ACM Neto foi deputado federal por três mandatos até assumir a prefeitura de Salvador em 2012, derrotando no segundo turno o candidato petista Nelson Pellegrino. Ficou como herdeiro solitário do carlismo ? grupo político liderado pelo avô ? após a morte do mesmo há 9 anos. Neste ínterim, viu o PT assumir o governo do estado e estabelecer uma hegemonia que já dura uma década.
LEIA MAIS: PERFIL: Entre selfies e pagodão, ACM Neto lidera pesquisa, prepara terreno, mas não fala de futuro
Foto: divulgação
*Publicado originalmente às 18h20