CIÊNCIA: Estudantes baianos desenvolvem carregador de celular que funciona a energia solar
CIÊNCIA: Estudantes baianos desenvolvem carregador de celular que funciona a energia solar
Estudantes baianos desenvolveram um carregador de celular movido a energia solar. A experiência é uma das novidades apresentadas na Feira de Ciências do Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional Tecnologia da Informação Isaias Alves (CEEP), localizado no bairro do Barbalho, que segue até esta quarta-feira (28/9).
Na instituição sendo expostos 52 projetos voltados à sustentabilidade e a qualidade de vida da população. A estudante Radhija Mendes, 14 anos, faz parte da equipe que desenvolveu o “carregador solar”. Ela conta que foram utilizados materiais que seriam descartados e poderiam acabar no lixo.
?O carregador é de baixo custo porque é montado com peças usadas e outras bem baratas que podem ser encontradas em lojas de informática, como placa solar. Nosso projeto é ecológico e econômico, pois economiza energia e dinheiro?, comemora Mendes.
Outra experiência que está chamando a atenção foi criada por Isaque Sousa, 16, do 2° ano do Ensino Médio, e equipe. Trata-se do aplicativo para celular ?Barbalho hand ? o melhor preço na mão?, que está em fase experimental. ?Com este aplicativo, os moradores do bairro podem fazer uma busca dos preços mais baratos dos produtos cadastrados nas lojas, padarias, lanchonetes e supermercados do Barbalho?, destaca.
Foto: Claudionor Júnior/divulgação