Geral

SEM PAGAMENTO: Vigilantes de bibliotecas públicas reclamam de atrasos; Fundação promete quitar salários

SEM PAGAMENTO: Vigilantes de bibliotecas públicas reclamam de atrasos; Fundação promete quitar salários

Por Da Redação

SEM PAGAMENTO: Vigilantes de bibliotecas públicas reclamam de atrasos; Fundação promete quitar saláriosfalse

Alguns equipamentos públicos não recebem a manutenção que merecem e por conta disso estão expostos ao desgaste natural do tempo e a falta de cuidado de alguns usuários. Na capital baiana, isso tem acontecido frequentemente nas bibliotecas públicas dos Barris, na Thales de Azevedo, que fica no Costa Azul, Anísio Teixeira, no Pelourinho e na Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré.


De acordo com o segurança José Carlos, de 51 anos, o descaso do poder público é muito grande e alguns setores desses locais já não funcionam por falta das condições de trabalho.


“Os funcionários que ainda vão ao local estão sujeitos a muita sujeira no interior do espaço, principalmente nos banheiros, onde o mal cheiro está muito forte”, disse.


Ainda segundo José, outro problema é a falta de pagamento do salário dos terceirizados de serviços gerais e seguranças. Alguns deles já não comparecem aos postos de trabalho.


“A biblioteca está aberta sem ter condições de receber usuários, tem funcionários, mas sem segurança e limpeza. Eu saí de férias e não recebi salário, só saiu o transporte e alimentação”, revela.


Outro funcionário, que trabalha em umas das bibliotecas há cerca de 6 anos e não quis de identificar, afirma que os atrasos de salários são constantes e conta ainda que trabalhadores dos serviços gerais estão sem receber desde abril deste ano.


“Os funcionários estão indo trabalhar sob pressão, com ameaças de perderem o emprego. A Fundação Pedro Calmon obriga o pessoal a trabalhar mesmo sem os vigilantes”, contou indignado.


Em nota, a Fundação Pedro Calmon, que é responsável pelas bibliotecas públicas, disse que busca solucionar os atrasos de salários dos funcionários.


Veja nota abaixo:


Informamos que a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) está funcionando, a limpeza do espaço está sendo feita e a Fundação Pedro Calmon está trabalhando com objetivo de regularizar o pagamento dos vigilantes.

Sabemos da importância deste equipamento cultural para a cidade e, por esse motivo, mantemos a biblioteca aberta para que pesquisadores, estudantes e demais frequentadores não tenham prejuízos em seus fazeres.

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon ? Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.