SOLENIDADE: Ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia, recebe a Medalha Zumbi dos Palmares ao som dos atabaques
SOLENIDADE: Ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia, recebe a Medalha Zumbi dos Palmares ao som dos atabaques
Referência nacional na luta antirracista e contra o genocídio da juventude negra, a socióloga Vilma Reis foi homenageada, na noite desta quarta-feira (31), pela trajetória a favor do fortalecimento da cultura afrobrasileira e dos combates contra as desigualdades sociais.
Em sessão solene realizada no Plenário Cosme de Farias, a ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia, recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares ao som dos atabaques do povo de santo e pela canção “Tributo a Martin Luther King”, de autoria de Wilson Simonal, e interpretada na solenidade pela cantora Matilde Charles.
Para a homenageada, receber a medalha é o reconhecimento da sua biografia dedicada aos movimentos sociais. “As pessoas não entendem quais batalhas pronunciadas e não pronunciadas estão em curso. Passa por reconhecimento e pelo poder para mulheres e negros. Essa honraria não é só minha e deve ser dividida com todos que participaram das nossas lutas”, disse Vilma.
Trajetória
Vilma Reis é a ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia e filha de santo do Terreiro do Cobre. Natural de Nazaré das Farinhas, Recôncavo Baiano, é ativista do Movimento de Mulheres Negras. Foi professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), pesquisadora associada do projeto Raça e Democracia nas Américas e da Associação Nacional de Cientistas Políticos Negros (as) dos EUA.
Vilma Reis também foi coordenadora executiva do Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceafro) e presidente do Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Negras.