Geral

CRIME ORGANIZADO: Grupo liderado por advogada trabalhava para retardar audiências e beneficiar traficantes

CRIME ORGANIZADO: Grupo liderado por advogada trabalhava para retardar audiências e beneficiar traficantes

Por Da Redação

CRIME ORGANIZADO: Grupo liderado por advogada trabalhava para retardar audiências e beneficiar traficantesfalse

A prisão de Jusivel Viana Marques, no final da tarde de terça-feira (30/8), desarticulou parte de um esquema para retardar a condução para as audiências e beneficiar traficantes e homicidas na escolha de celas no sistema prisional, liderado pela advogada Rebeca Cristine Gonçalves dos Santos.


De acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, além de defender judicialmente o traficante e homicida Claudomiro Santos Rocha Filho, conhecido como ?Nicão?, Rebeca era também a atual companheira do criminoso. Ela também foi presa na tarde de ontem.


Equipes dos departamentos de Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Polícia Metropolitana (Depom) desvendaram o esquema, que consistia em dificultar o deslocamento de Nicão para as audiências, e assim, garantir que os prazos estabelecidos por lei fossem excedidos, resultando na sua soltura, além da comercialização de celas.


Jusivel, ex-funcionário da Secretaria Estadual de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, recebia quantias para viabilizar os atrasos e promover a mudança de custodiados nos presídios. Em uma das transações, chegou a ganhar R$ 10 mil para impedir a condução de ?Nicão? para uma audiência.


?Rebeca oferecia propina para funcionários retardarem todo o processo de levar presos para audiências. Com esses adiamentos, ela entrava com pedidos para revogação da prisão do companheiro criminoso alegando excesso prazal?, contou o diretor do Draco, Jorge Figueiredo.


Capturado em sua residência, no bairro da Boca do Rio, uma das localidades de atuação do traficante ?Nicão?, Jusivel responderá por corrupção passiva. ?Sabemos que ele não deveria agir sozinho. A operação e as investigações continuam com o objetivo de desarticular essa organização criminosa?, explicou Figueiredo.


Jusivel Viana Marques/Divulgação SSP-BA


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.