Geral

MICROCEFALIA: Com um caso a mais, Sudeste ultrapassa o Nordeste em número de bebês com a doença

MICROCEFALIA: Com um caso a mais, Sudeste ultrapassa o Nordeste em número de bebês com a doença

Por Da Redação

MICROCEFALIA: Com um caso a mais, Sudeste ultrapassa o Nordeste em número de bebês com a doençaFoto; Philippe Huguen/AFP - Reprodução

Houve um crescimento significativo do número de notificações de microcefalia na região Sudeste, que ultrapassou e superou o Nordeste com uma pequena margem, com apenas um caso a mais: 172 contra 171 bebês que podem ter microcefalia. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (20/6) pelo diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage Carmo.


O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde informa que, em 2016, foram 54.803 casos de zika no Sudeste, contra 51.065 na região Nordeste.


No acumulado de casos, o Nordeste ainda concentra cerca de 75% de bebês com o perímetro da cabeça menor que o estabelecido para a notificação de casos, que atualmente é de 32 cm. Mas o número de crianças que tem nascido com o indicativo de malformação cerebral, de acordo com Eduardo Hage Carmo, vem aumentando mais no Sudeste do que em outras localidades do país e, nas últimas semanas, já supera a região nordestina. Ainda segundo o diretor, na região Nordeste tem havido desaleceração do registro de novos casos desde o fim do ano passado, enquanto no Sudeste, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, o movimento é contrário.


Rio de Janeiro e São Paulo são os estados com maior crescimento de registros suspeitos de microcefalia. Nas últimas cinco semanas a variação foi de 46 (RJ) e 104 (SP) novos bebês notificados, enquanto no Espírito Santo e em Minas Gerais o total foi de 11 registros cada. O caso de São Paulo ? o mais populoso do Brasil ? ultrapassa qualquer estado do Nordeste. A maior variação é de Pernambuco, com 52 novas suspeitas ? metade do observado no estado paulista.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.