Terrorista francês que planejava 15 atentados durante a Eurocopa 2016 é preso na Ucrânia
Terrorista francês que planejava 15 atentados durante a Eurocopa 2016 é preso na Ucrânia
O Serviço de Segurança Pública da Ucrânia (SBU) afirmou nesta segunda-feira (6/6) que um cidadão francês detido no final de maio na fronteira entre Ucrânia e Polônia planejava uma série de ataques na França, que iriam coincidir com a Eurocopa 2016. Os alvos do homem preso seriam mesquitas, sinagogas, pontes e trens.
O homem, identificado pelos meios de comunicação franceses como Gregoire M, de 25 anos, foi preso na fronteira da Ucrânia com a Polônia. Segundo o chefe do SBU, Vasily Hrytsak, o suspeito entrou em contato com grupos armados ilegais na Ucrânia com o objetivo de comprar armas e explosivos.
“O francês falou de forma negativa sobre ações de seu governo, imigração em massa, o crescimento do islamismo e globalização, e também falou sobre planos de realizar diversos ataques terroristas”, disse Hrytsak durante entrevista coletiva.
Hrytsak acrescentou que o homem tinha planejado 15 ataques e foi influenciado por ultra-nacionalistas. Ele tinha armas, detonadores e 125 kg de TNT. “Eu tinha cinco fuzis Kalashnikov, mais de cinco mil balas, dois lançadores de foguetes anti-tanque, 125 kg de dinamite e cem detonadores”,complementou Hrytsak.
SEGURANÇA REFORÇADA
Em uma entrevista no domingo (5/6), o presidente francês, François Hollande, afirmou que medidas de precaução, incluindo uma força de segurança de 90 mil homens, devem garantir a segurança nas partidas em dez cidades francesas.
PUBLICIDADE
Hollande ainda disse que a França decidiu realizar o Euro 2016, apesar das ondas de ataques no país no ano passado, mas adiantou que os espectadores do torneio devem passar por revistas na entrada dos estádios. Ainda haverá um contingente extra de 1,2 mil soldados durante o torneio em locais públicos, nos transportes e nos principais pontos de Paris.