Geral

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anuncia amanhã medidas para redução do gasto público

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anuncia amanhã medidas para redução do gasto público

Por Da Redação

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anuncia amanhã medidas para redução do gasto públicoReprodução internet

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (23/5) que o governo vai anunciar uma série de medidas focadas na redução do gasto público. ?A ideia é um plano de voo, com medidas que tenham efeitos plurianuais e impactos permanentes. Não estamos focando apenas no resultado deste ano?, disse, em discurso proferido durante seminário promovido pela revista Veja, em São Paulo.


O plano, que envolverá ações que dependem da aprovação do Congresso Nacional, deverá ser anunciado amanhã (24/5), segundo o ministro. ?Estamos dando uma linha que, sendo aprovada pelo Congresso, nós tenhamos uma grande segurança?, ressaltou, sobre as medidas que visam reduzir o déficit público e retomar o crescimento econômico.


?Esperamos que haja um fortalecimento, uma volta da confiança das famílias e dos empresários, que se dará em uma retomada das atividades, do emprego, do investimento e, por consequência, da arrecadação tributária?, acrescentou.


O controle de despesas primárias e financeiras, “com foco na eliminação da ineficiência dos gastos públicos? serão, de acordo com Meirelles, algumas das diretrizes das propostas apresentadas. Apesar de não detalhar, quais são os planos do governo, o titular da Fazenda indicou que devem ocorrer mudanças no atual sistema da Previdência Social. ?O importante não é apenas saber quando terá direito ao benefício, mas saber que esse benefício será pago?, destacou, em relação às aposentadorias.


Ao mencionar a previsão de déficit primário de R$ 170,5 bilhões do governo federal, Meirelles enfatizou que a situação é ?séria e grave?. ?Não há dúvida que nós partimos de uma situação das contas fiscais que é crítica.?


O ministro atribuiu os atuais problemas ao aumento do gasto público, em especial por uma série de políticas que, nos últimos anos, tentaram aumentar o crescimento econômico. ?Não há dúvida que a questão do Brasil começou com a elaboração de uma série de políticas que criaram uma dúvida sobre a sustentabilidade e solvência do Estado?, disse.


Para Meirelles, o Estado brasileiro tem desequilíbrios criados à época da Constituição. No entanto, o ministro acredita que essas questões foram agravadas por decisões ?equivocadas?. Segundo ele, de 2008 a 2015, a receita anual se expandiu 14,5%, enquanto os gastos cresceram 51%. Somente com subsídios e subvenções, o governo passou a gastar, de acordo com os cálculos de Meirelles, 900% mais. ?Em resumo, as contas públicas passaram a passar sinais inequívocos de insustentabilidade?.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.