VAZAMENTO DE GABARITO: Após anulação de prova, universidade abre processo de investigação e marca nova data para avaliação
VAZAMENTO DE GABARITO: Após anulação de prova, universidade abre processo de investigação e marca nova data para avaliação
Após anulação de prova, por conta do vazamento de gabarito, a Unifacs informou, nesta quinta-feira (19/5), que foi instaurada uma comissão de sindicância para apuração dos fatos envolvidos na situação. Em paralelo à investigação, de acordo com a instituição, a nova Avaliação de Integração Curricular (AIC) vai acontecer no próximo dia 23 de maio.
A ocorrência atingiu alunos do terceiro semestre do curso de engenharia e a anulação da prova deixou muitos discentes contrariados. “Estamos sofrendo na Unifacs com decisões tomadas sem consultar os alunos. A maioria dos estudantes não teve acesso ao gabarito e não acha justo repetir uma prova tão cansativa?, disse um aluno.
A decisão da Unifacs foi divulgada através de nota. Confira na íntegra:
A UNIFACS esclarece que a AIC – Avaliação de Integração Curricular, é uma avaliação interna da instituição que busca avaliar o desenvolvimento das competências profissionais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Projeto Pedagógico de Curso ao longo da graduação.
Em maio de 2016, a Universidade aplicou esta avaliação nos diversos cursos da Universidade, e apesar de todo êxito na realização desse processo temos fortes indícios de que houve vazamento do conteúdo da prova aplicada nos cursos de Engenharia. Diante desta situação, e na certeza que a AIC é um importante instrumento de acompanhamento da qualidade acadêmica.
A Universidade procedeu com a anulação das provas realizadas para todos os cursos de Engenharia (noturnos) de Salvador e Feira de Santana. E informa que uma nova prova será realizada no dia 23/05. Em paralelo a isso, a Universidade instaurou uma comissão de sindicância para apuração dos fatos.
A Universidade sabe o quanto esta decisão afeta a nossa comunidade, principalmente a maioria dos nossos estudantes que entenderam a importância deste processo, mas entendemos essa decisão como um processo de aprendizado, pois, mas que o vazamento da avaliação estamos falando da postura ética frente a vida. Como uma instituição de educação, não podemos nos furtar de exercer nosso papel de clamar para reflexão do comportamento daqueles que agiram de forma inadequada.