ORLA DO SUBÚRBIO: Obras em Plataforma deverão começar em três meses, anuncia prefeitura
ORLA DO SUBÚRBIO: Obras em Plataforma deverão começar em três meses, anuncia prefeitura
O edital para requalificação da primeira etapa das orlas de Plataforma e Itacaranha, em Salvador, será lançado neste sábado (14/5) pelo prefeito ACM Neto. O trecho que receberá as intervenções será o da rua Almeida Brandão, que margeia a linha férrea ao longo da Baía de Todos-os-Santos. A solenidade será realizada na rua Úrsula Catarino.
Segundo a administração municipal, o local não recebia qualquer intervenção, seja na drenagem ou na pavimentação, há 30 anos. Por conta do estado de degradação, a rua teve de ser interditada para tráfego, apresentando ainda trechos de barro. Serão investidos R$ 11,6 milhões, contemplando um trecho de 3km.
No conjunto de intervenções estão a construção de um novo sistema de drenagem, pavimentação em piso intertravado, contenção em alvenaria de pedra ao longo de toda a rua, incluindo bancos nas áreas mais baixas para contemplação da baía, rampas e piso tátil para acessibilidade, além de novas iluminação e paisagismo.
O projeto é da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) e as obras serão realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). Depois de lançado o edital, a previsão é que as obras sejam iniciadas no prazo de três meses.
A outra parte do projeto contemplará a área entre a linha férrea e o mar com a construção de equipamentos esportivos, como ciclovia e quadras, novos passeios e uma grande área de lazer com uma piscina natural. Para esse segundo trecho, será lançado outro edital.