O CANTO DESSA CIDADE: Conselho do Carnaval não aprova ?Daniela por Dodô? e prefeito deve vetar mudança
O CANTO DESSA CIDADE: Conselho do Carnaval não aprova ?Daniela por Dodô? e prefeito deve vetar mudança
Por unanimidade de votos, o Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar) rejeitou a mudança do circuito Dodô (Barra/Ondina) para Daniela Mercury, na noite desta terça-feira (03/5). Foram 16 vetos na reunião do órgão que é formado por 30 membros representantes dos segmentos carnavalescos e poderes públicos do estado e município. Em contato com o Aratu Online, o presidente do Comcar, Pedro Costa, afirmou que a deliberação do veto vai ser encaminhada para o gabinete do prefeito de Salvador, ACM Neto.
Na sessão foi discutido e analisado o impacto da alteração do nome pelo fato dele já ter sido absorvido por muitos anos pela Bahia e o mundo. ?O Dodô é um ícone do Carnaval, criador do trio-elétrico e do instrumento que Daniela se promoveu e utilizou para brilhar?, afirmou Pedro Costa, que registrou a admiração pela cantora Daniela Mercury e deixou claro que o posicionamento do órgão não é contra a artista.
?Nada contra a homenagem porque ela é merecedora. A Bahia, Salvador deve uma dívida de gratidão por toda a trajetória dela como cantora, promovendo a cidade para o Brasil e o mundo. Não foi uma boa ideia essa proposta, a população e imprensa se colocaram contra. Ela vai ser homenageada em outra época com muito merecimento?, concluiu o presidente.
A mudança do nome do circuito Dodô foi proposta da vereadora Vânia Galvão (PT), que defendeu o pioneirismo de Daniela Mercury no circuito Barra/Ondina, além da ausência de nomes de mulheres nas avenidas oficiais do Carnaval de Salvador. Com a alteração, o circuito Osmar (Campo Grande) seria rebatizado de ?Dodô e Osmar?. Vale lembrar que essa não é a primeira proposta polêmica e inusitada criada pela Câmara Municipal de Salvador.