BASE FORTE: Caso Dilma seja afastada, Temer tem aliados o suficiente para mudar a Constituição
BASE FORTE: Caso Dilma seja afastada, Temer tem aliados o suficiente para mudar a Constituição
Caso a presidenta Dilma seja afastada por conta do processo de impeachment que tramita contra ela, Temer deve reunir maioria na Câmara para aprovação de reformas. Se o vice-presidente conseguir manter a base que promete lhe dar sustentação parlamentar, Michel Temer (PMDB) deve assumir o comando do país com apoio suficiente para aprovar mudanças na Constituição.
Segundo matéria publicada neste domingo, na Folha de São Paulo, a perspectiva é a de que sua base na Câmara fique em torno dos 367 votos dados a favor do impeachment de Dilma Rousseff.
Com essa quantidade de aliados, Temer deve ter base para alterar a Constituição, já que é preciso o voto de pelo menos 308 dos 513 deputados para a aprovação de emendas constitucionais, 60% do total da Casa.
A base de Temer no Senado só poderá ser mensurada após a votação da abertura do processo de impeachment, prevista para o próximo dia 11. Entretanto, levando em conta a configuração partidária, a previsão é de que Temer conte com 51 dos 81 votos, acima dos 49 necessários para aprovar alterações na Constituição.